Celebrado no dia 19 de abril, o Dia Mundial da Bicicleta deve a celebração a um experimento científico. O químico Albert Hofmann (1906 – 2008) foi o primeiro cientista a sintetizar, ingerir e entender os efeitos psicodélicos do LSD.
Em 1938, Hofmann conseguiu sintetizar o LSD-25. A intenção era obter um estimulante circulatório e respiratório. Em 16 de abril de 1943, Hofmann decidiu avaliar novamente o material que ficara esquecido. Enquanto trabalhava com o LSD, ele acidentalmente absorveu uma pequena quantidade através de seus dedos e, sem querer, descobriu seus efeitos poderosos.
Três dias depois, em 19 de abril de 1943, o químico realizou um autoexperimento para determinar os efeitos do LSD e intencionalmente ingeriu 250 microgramas da substância, uma quantidade que ele previu ser uma dose limite (para efeito de comparação, hoje uma dose limite real é de 20 microgramas!).
Menos de uma hora depois, Hofmann experimentou alterações súbitas e intensas na percepção. Com receio de que tivesse se envenenado, ele então pediu a seu assistente de laboratório que o acompanhasse até em casa.
O uso de veículos estava proibido devido às restrições da 2ª Guerra Mundial e fizeram a viagem de bicicleta. No trajeto, a condição do cientista se deteriorou rapidamente enquanto ele lutava com sentimentos de ansiedade, alternadamente acreditando que o vizinho do lado era uma bruxa malévola e que ele estava ficando louco…
Desde então, 19 de abril é celebrado como Dia Mundial da Bicicleta.
Hofmann morreu de causas naturais em 29 de abril de 2008 aos 102 anos de idade. Com mais de 100 artigos científicos publicados, o cientista contou em seu livro “LSD: My Problem Child” (“LSD: meu filho problemático”, em tradução livre) a experiência de pedalar sob efeitos de LSD!
Em 2007, os italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta produziram um curta chamado “A bicyle trip” como trabalho de conclusão do curso no Centro Sperimentale di Cinematografia. No filme abaixo, é possível acompanhar um pouco do que pode ter sido a viagem vivida por Hofman naquele dia.
O Lobi não estimula o uso de drogas, ele quer que o seu vício seja saudável como sempre andar de bicicleta e Feliz Dia Mundial da Bicicleta.