Campos Gerais Planeja Expansão do Circuito de Cicloturismo no Paraná
O Circuito de Cicloturismo dos Campos Gerais em Ponta Grossa, Região Central do Paraná, ganha novos trechos que serão integrados ao roteiro de cicloturismo oficial da região. Antecipadamente, a convite do LOBI Ciclotur, autoridades, cicloturistas, empresários e técnicos puderam experimentar, no último final de semana (21 e 22/11), rotas que resultarão na ampliação de regiões estruturadas aos amantes da “cicloaventura” e turismo de aventura na região.
Campos Gerais de Bike
Juntamente com os idealizadores do circuito, gestores e ciclistas experientes puderam conhecer o projeto piloto de boa parte do trecho do Cicloturismo dos Campos Gerais entre os municípios de Palmeira e Ponta Grossa. Guiados pelo Lobi Ciclotur, os convidados viram de perto vários atrativos naturais da região num pedal embalado, ao mesmo tempo, na novidade das paisagens vistas pelo ponto de vista das E-Bikes Turbo Levo S-Worksa Full Power, linhas de bicicletas assistidas da Specialized.
Autoridades Pedalaram no Circuito
O projeto piloto de novas rotas ao Circuito de Cicloturismo dos Campos Gerais pretende levar, além de tudo, desenvolvimento econômico e cultural para a região e ainda ampliar as possibilidades para o Circuito de Cicloturismo no Paraná. A perspectiva animou o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, que declarou grande expectativa em promover o turismo de aventura na região: “Passei por belezas exuberantes e estou muito feliz e entusiasmado com esse novo projeto que vai trazer desenvolvimento do turismo ecológico e regional e irá valorizar muito nossos atrativos”, declarou Rangel.
Trilhando Sonhos nas Trilhas do Lobo
O trecho também surpreendeu o experiente no cicloturismo, Thiago Fantinatti, autor do livro Trilhando Sonhos, com mais de 15.000 km pedalados em cicloviagens pela América do Sul.
“Tenho bastante experiência em pedais mas essa trilha, definitivamente, foi especial. Fiquei impressionado, com o profissionalismo dos envolvidos no Circuito de Cicloturismo no Paraná. A trilha tem muitas características, contudo há trechos diversos com partes mais técnicas e outros mais tranquilos. Experimentar um pouco da cultura e culinária da região que se prepara para atender o cicloturismo, foi também uma grande experiência. Toda a trilha é cercada de natureza e algumas lavouras e no entorno visitamos duas cachoeiras que me surpreenderam” descreveu Fantinatti.
Pedale
Apesar da variação de terreno “off road” nas trilhas, grande parte da experiência dos ciclistas se deu pelo uso das S-Works, linhas de e-bike da Specialized para trilhas progressivas, especialmente disponibilizadas ao evento pelo empresário, ciclista e ex atleta Ivo Lucas Siebert, proprietário da Pedale Bikes que representa a marca Specialized em Curitiba. Ele elogiou o Circuito de Cicloturismo no Paraná. “O pedal foi sensacional, passamos por lugares incríveis e que estão perto de Curitiba. Região linda que não se vê nem de carro nem a cavalo. Não tenho dúvidas que tudo isso será muito promissor e relevante para a região e para todos que são apaixonados por esporte, bicicleta e natureza. Este circuito é maravilhoso!”. completou Ivo.
Cicloturismo e Negócios Sustentáveis
Como resultado do evento, o idealizador do projeto de circuito de cicloturismo no Paraná, Ivan Mendes, ciclista experiente e CEO da Lobi Ciclotur, empresa que há anos promove a criação de roteiros no estado, declarou que o trecho inclui muitos atrativos e almeja que as autoridades e a comunidade percebam e valorizem essa riqueza. “Esse trecho faz parte do Caminho das Tropas é cheio de histórias e culturas que merecem ser preservadas e difundidas.
Ecoturismo e Turismo de Aventura
Nesse projeto piloto do Circuito de Cicloturismo no Paraná que engloba cidades como Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí e Castro, existem muitos atrativos, como a Escarpa Devoniana, Canyon do Guartelá, Parque Nacional dos Campos Gerais, Parque Vila Velha, Cachoeira da Mariquinha, Buraco do Padre, Capão da Onça, Alagados, entre tantos outros. Espero dos envolvidos sensibilidade e visão empreendedora. Esse trabalho não é um evento, é sim um grande circuito de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que beneficiará diretamente as comunidades, os turistas, a preservação da natureza, e que poderá gerar muita renda para região se for executado de forma profissional”, finaliza.
O primeiro Circuito de Cicloturismo no Paraná, especialmente na região dos Campos Gerais, é uma realidade prestes a acontecer não somente pelo empenho dos envolvidos mas, sobretudo pelo apelo “ecoturístico” da região.
Quer promover circuitos de cicloturismo na sua região? Procure o Lobi.
Edição e produção: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur – Texto: Ciclonavegantes
Uma resposta