Pedal Aventura
Mais um final de semana de tempo bom para o Cicloturismo nos Campos Gerais no Paraná.
Logo no início da manhã, se encontraram próximo a Colônia Witmarsum de onde iniciaram um pedal off-road em direção a Igreja Nossa Senhora das Pedras, Cachoeira do Perau e Cachoeira da Mariquinha, tudo isso passando por zona rural, num percurso com mais 80 quilômetros percorridos com esforço, amizade e prazer de estar junto a natureza.
No Paraná a diversidade de roteiros e de atividades diferenciadas, aliadas à prática da aventura, proporciona uma mistura de grandes emoções e muita diversão. O estado dispõe de locais onde o ecoturismo, sobretudo o cicloturismo, contribui para a preservação e conservação do ambiente natural e a adoção de uma conduta consciente.
Campos Gerais
Caminho das Tropas
No século XVIII, estas terras eram passagem de inúmeros rebanhos de gado e tropeiros que percorriam o Caminho do Viamão, desde o Rio Grande do Sul até as feiras de São Paulo. O antigo fluxo desses viajantes exerceu fundamental importância na formação cultural e econômica do Paraná, que acolheu várias levas de imigrantes europeus nessa região. Um passado repleto de histórias, que pode ser revivido percorrendo a Rota dos Tropeiros ou o Roteiro dos Imigrantes ou ainda o Roteiro Industrial. Ponta Grossa é referência da Região, quer pelas suas empresas, por seus eventos ou ainda pela sua natureza.
O contraste entre os campos – onde surgem as imponentes araucárias – e as escarpas serranas é a característica principal da região. Essa paisagem proporciona cenários naturais de magia e rara beleza. Uma região onde os passeios podem ser de pura contemplação da paisagem ou de muita aventura, dentro de Parques e Reservas, como o de Vila Velha com suas formações rochosas e do Guartelá que abriga um dos maiores cânions do País e ainda Itaytyba, uma reserva de agradáveis surpresas em meio à área rural. São muitos os rios, mas destacam-se o Tibagi e o Iapó, proporcionando aventura e lazer.
As cidades históricas surgiram em grande parte, em função do pouso de tropeiros, como Palmeira, Castro, Tibagi, Jaguariaíva, Arapoti, Sengés e Piraí do Sul, onde se ergue o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, a padroeira da Rota dos Tropeiros.
A cultura local é fortemente influenciada pelas inúmeras cooperativas de colonização holandesa e eslavo-germânica, como Batavo, Castrolanda, Witmarsum e Capal, que oferecem gastronomia, história, artesanato e um grande aprendizado.
Respostas de 2
Esse artigo é bem útil e indico a leitura para todos.
Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
mudou. Compartilhei esse artigo no meu face e twitter.
Obrigado pela informação.
Olá Marina
Valeu pela mensagem e por compartilhar o nosso artigo.
Sempre bem vinda!
Um abraço do Lobo