O dia 13 de janeiro de 2018 (sábado) foi um dia bem especial para o Lobi. Depois de quase 2 anos, ele recebeu o amigo Therbio Felipe, da Revista Bicicleta, para um passeio na Estrada da Graciosa até Morretes e uma viagem de trem pela Serra do Mar até Curitiba. O Lobi e a Revista Bicicleta sempre esteve em contato nesses anos anteriores e o ciclotur realizado nesse fim de semana serviu para firmar mais ainda a amizade e debater mais ações de promoção e fomento ao cicloturismo e a bicicleta.
|
Lobi, Therbio e Ivan diante do marco inicial da Estrada da Graciosa. Foto: Ivan Mendes |
O passeio começou logo no início do sábado com a concentração na Estação Ferroviária de Curitiba, local sede da Serra Verde Express, onde começa a descida de trem pela Serra do Mar até o litoral do Paraná. Logo, os dois partiram pedalando em direção a Quatro Barras, município onde começa a Estrada da Graciosa. A estrada tem duas versões: A moderna toda asfaltanda e a histórica que tem mais de 300 anos de existência com trechos em terra batida e outros com calçamento em pedras (paralelepipido).
Foram mais de 90 quilômetros pedalados, contemplando o ambiente da Serra do Mar, a localidade histórica é perfeita para a prática do passeio, já que a estrada tem as características de cicloturismo e também é muito utilizada para desafios esportivos.
Depois da estrada, chegou a vez de apresentar Morretes para o Therbio. A cidade é uma simpática e histórica localidade do Paraná com mais de 250 anos e famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado barreado, que é um cozido que leva carne, condimentos, farinha de mandioca e a paciência para que tudo se desmanche na medida certa durante o cozimento em uma panela “vedada” com uma massa feita com farinha.
Em Morretes, Therbio e Ivan aproveitaram para relaxar no Rio Nhundiaquara, afinal foram muitos quilômetros pedalados, sem grandes desgastes, mas o calor que faz em Morretes é muito sugestivo ao banho de rio, e também recuperar os músculos e imperdível pela água transparente do Rio Nhundiaquara.
Depois desse “compromisso” em Morretes, a volta para Curitiba já estava próxima. Mas nada de realizar esse retorno para a capital pela estrada que foi vencida anteriormente. O retorno foi feito de trem.
Volta de trem
A viagem de trem entre Morretes e Curitiba é uma das 10 mais belas do mundo, já que percorre trajetos na Serra do Mar com matas, penhascos com mais de 500 metros, cenários naturais e históricos. Foram mais de 4 horas de viagem de trem de forma muito especial e tranquila para o Lobi, Ivan e o Thérbio, que chegaram em Curitiba já no fim de sábado depois de uma programação bem intensa nesse passeio.
Serra Verde Express
Com sede em Curitiba, a Serra Verde Express é a empresa concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá – Curitiba. Opera os passeios turísticos ferroviários e é também a maior operadora de serviços de receptivo em Curitiba e Litoral Paranaense — transfer, hospedagem, city tours, excursões e ingressos.
Junto com a BWT Operadora de Turismo, a Serra Verde Express integra o Núcleo de Turismo da Holding Higi Serv, um grupo de empresas 100% brasileiro, paranaense, com 40 anos de tradição e 14º maior empregador do estado do Paraná.
|
Trem liga litoral e capital paranaense passando pela Serra do Mar. Foto: Divulgação |
|
Uma das edicções da Revista Bicicleta |
A Revista Bicicleta
Revista Bicicleta aborda as relações entre a bicicleta e todos os seus usuários em suas diversas modalidades: mobilidade, aventuras, expedições, passeios, pedal casual, eventos, transporte e atividade física.
Agrega e interage com os amantes do pedal, as bicicletarias, clubes e associações de ciclistas, as indústrias de peças e bicicletas, com destaque para os benefícios do uso da bicicleta para o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.
Tem por objetivo incentivar e despertar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, diversão e atividade física. Disponibilizar informações e novidades que envolvem a esfera da bicicleta a todos os seus usuários: homens, mulheres, crianças, profissionais, amadores e iniciantes, de todas as classes sociais e rodas da vida.
Registrar e divulgar eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Promover e fomentar a interatividade ao meio, e o uso da bicicleta como um transporte saudável, econômico, rápido e ecologicamente correto.
Você pode conferir mais da publicação do Thérbio em
http://www.revistabicicleta.com.br/. No site você consegue adquirir a versão impressa e também os conteúdos digitais. O passeio realizado nesse sábado também fará parte de uma matéria na publicação especializada.
Lobi Cicloturismo
Lobi é a referência na programação e realização de cicloturismo. Em menos de 2 anos de operação já conduziu e realizou diversos passeios cicloturísticos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com milhares de participações.
|
Em 2017, o Lobi conduziu e realizou passeios com mais de 600 participantes. Na imagem, o Lobi com amigos durante um passeio dentro do Parque de Vila Velha em Ponta Grossa. Foto: Ivan Mendes |
O Lobi surgiu com o objetivo de ajudar os ciclistas e cicloturistas a conhecer os melhores lugares para passear e se aventurar de bicicleta. Principalmente, aqueles que gostam de pedalar em trilhas alternativas junto à natureza. É o resultado de anos de prática em “mountain bike” e turismo ecológico com milhares de quilômetros pedalados “on e off road”.
O grupo que está junto ao Lobi é formado por ciclistas experientes com conhecimento, principalmente no PR,SC e RS, região privilegiada pela natureza com muitos rios, matas, cachoeiras, montanhas e trilhas.
Próximo passeio
Dia 17 de fevereiro é a data do próximo passeio agendado com a mesma programação do que foi realizado nesse sábado e em vários outros dias em que o Lobi e amigos se reuniram para fazer esse pedal com a viagem de trem.
Depois do carnaval, cerca de 40 pessoas poderão curtir a mesma experiência e a compra dos tickets já estão acontecendo pelo site do Lobi.