Turismo é a estrada, e não o destino

O caminho é repleto de desafios: encostas íngremes, temperatura em queda e chuva no chão batido “temperam” o percurso. O cicloturismo está no prazer de vivenciar o trajeto, mesmo que isso represente uma prova de fogo para o preparo físico e a disposição emocional.

Santa Catarina é pioneira na formatação de roteiros dessa modalidade de turismo no Brasil. Pelo menos três circuitos estão estruturados no estado: Vale Europeu (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), Acolhida na Colônia (Santa Rosa de Lima e Anitápolis) e Costa Verde e Mar (interior e litoral de SC).

O  Lobi já realizou cicloturismo no Vale Europeu e tem programações de viagens cicloturísticas em ?Santa Catarina. Em 2016 o Lobi percorreu o Vale Europeu a partir de Rio dos Cedros.





O Circuito Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, passando pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrino, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.


O roteiro possui um trajeto rico em natureza e cultura e, ao mesmo tempo, conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade.

Sábado 23/04/2016, fizemos mais um trecho ciclístico de MTB no Vale Europeu em SC, desta vez partindo de Doutor…
Publicado por Lobi em Domingo, 24 de abril de 2016



Pelo caminho, o cicloturista pode observar a arquitetura enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana, tomar de banho de cachoeira, presenciar paisagem alucinantes e entrar em contato com a natureza e o modo simples e tranquilo das pessoas da região. 



A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possível do trajeto.


No último dia 9 de abril fizemos um cicloturismo de “mountain bike” em um dos trechos do Circuito Vale Europeu em Santa…
Publicado por Lobi em Domingo, 10 de abril de 2016

O cicloturista é, sobretudo, “um entusiasta do turismo independente, um exímio planejador e um fã das atividades físicas”. A bicicleta vira companheira de viagem e a filosofia do passeio está justamente em “viajar”, interagir com a paisagem e fazer um intercâmbio cultural nas comunidades por onde se passa.

Na Alemanha, os cicloturistas são mais de 21 milhões, movimentando nada menos que cinco bilhões de euros ao ano. No Brasil, o segmento começa a se organizar, estimulando as economias locais e despertando pequenas regiões turísticas para a força da modalidade. O gasto médio do viajante é estimado em R$ 50 ao dia.

Gostou? Compartilhe!

Author picture