Aumento de 30% no turismo em Curitiba durante o carnaval

No feriado de carnaval, foram registrados 1.084 atendimentos nos Pontos de Atendimento ao Turista da cidade, um número 28,29% superior ao do mesmo período de 2016. O Lobi colaborou com esse aumento no atendimento já que durante a temporada atendeu diversos visitantes interessado em realizar cicloturismo em Curitiba e região.

Jardim Botânco foi um dos locais mais visitados em Curitiba durante esse carnaval. Grupo atendido pelo Lobi aproveitou para cicloturistar os parques curitibanos

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra afirma que o crescimento dos atendimentos representa a consolidação da capital paranaense como destino turístico de lazer. “O incremento do turismo é um fator muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Além dos setores diretamente ligados às atividades turísticas, outros segmentos se beneficiam com a chegada dos visitantes”, explica. 
A procura por informações no site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba também teve um aumento expressivo: foram 4.463 acessos, número 103,69% maior que em 2016. Os temas mais buscados no período de carnaval foram a Linha Turismo, o Parque Lago Azul, Roteiros Turísticos e a Ópera de Arame. Tatiana também comemorou o número recorde de acessos ao site do Instituto desde seu lançamento em agosto de 2014. “O site é uma ferramenta importante para que os turistas possam, em primeiro lugar, conhecer o que a cidade tem a oferecer e, em segundo lugar, programar a viagem enquanto estiverem aqui.”

Os principais atrativos turísticos de Curitiba tiveram grande visitação. A Torre Panorâmica, por exemplo, registrou um aumento de 9,23% nas visitações em relação ao mesmo período no ano passado. O total de visitantes no feriado prolongado foi de 3.491.

Curitiba celebra carnaval cheio de turistas. Curitiba, (arquivo) Foto: Luiz Costa/SMCS

Na rede hoteleira, a expectativa de ocupação prévia ao carnaval era bastante alta, com média 75%, mas alguns hotéis registraram taxas 100%. Foi o caso do Mabu, que teve suas duas unidades na capital totalmente ocupadas. O gerente geral dos hoteis Mabu de Curitiba, Sílvio Rossi atribui o sucesso à gastronomia e variedade cultural da cidade. “A diversidade étnica e gastronomia são alguns dos pontos mais comentados pelos turistas”, revela. Rossi afirma que a maior parte do público visitante hospedado nos hotéis da rede eram do estado de São Paulo, seguidos pelos turistas do interior do Paraná.

Cicloturismo no carnaval do Lobi

Durante a temporada de carnaval, o Lobi também atendeu turistas que vieram para Curitba, onde aproveitaram dezenas de destinos para cicloturismo. Foram 30 visitantes do Mato Grosso e São Paulo que ficaram na rede hoteleira da capital do Paraná, consumiram produtos e serviços, além de visitar e registrar os prontos turísticos curitibanos e mais outros 5 locais ideais para cicloturistar no Paraná.
Parte do grupo atendido pelo Lobi
Alta temporada
Um estudo do Ministério do Turismo publicado em dezembro do ano passado apontou que Curitiba é o sétimo destino turístico mais procurado durante a alta temporada de lazer. A capital do Paraná aparece atrás de São Paulo, o primeiro colocado, Florianópolis (SC), Rio de Janeiro, Praia Grande (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), mas à frente de destinos do Nordeste como Recife (PE), Porto Seguro (BA) e Natal (RN).
Com dados e informações da Prefeitura de Curitiba

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