Campo Mourão e o cicloturismo no Paraná

O Município de Campo Mourão se caracteriza pelas paisagens encantadoras em sua região rural. A calmaria, o verde das árvores, o ar puro, a extensão das lavouras, e a quantidade de trilhas, com diversos tipos de solos, como terra vermelha, areia e pedras, tem levado muitos bikers as estradas, durante os dias da semana, para praticarem sua atividade física, fazerem o seu “pedal”, como os trilheiros gostam de afirmar. 

Ciclistas percorrem os campos do município, contemplando os ambientes. Foto: Divulgação

Esta “coqueluche” que toma conta de diversas pessoas na cidade ficou comprovada com a realização do Circuito Vou de Bike, no último final de semana, com a participação de centenas de ciclistas, de diversas idades e com estilos variados. Estes fatores, certamente, credenciam Campo Mourão a ser um pólo do cicloturismo no Estado do Paraná, onde ciclistas de todos os locais já podem vir à cidade conhecer estes locais e fazer as suas trilhas. Ao todo, já são ao menos 10 caminhos bem conhecidos.

“Estou pedalando já há algum tempo, e sinto diferença. Nossa cidade tem trilhas muito agradáveis, nós temos muitos atrativos em nossa região rural, e as opções de percursos são variadas”, diz Silvia Galhardi Tonet, uma das “bikeiras”. 

A invasão dos amantes das bikes teve uma força maior em meados de janeiro do ano passado (2014), com a aparição de diversos grupos organizados.
Hoje, o grupo mais influente é o Sou Bike, que reúne um grupo de aproximadamente 250 ciclistas, que pegam as estradas em praticamente todos os dias da semana. Dentro deste, há um segmento chamado “Pedal Evolução”, onde as pessoas que querem iniciar na prática são recebidas e recebem as primeiras dicas e vão apresentando evolução, pouco a pouco, conforme a sequência.

“Trata-se de uma experiência interessante, onde as pessoas chegam, praticam uma atividade diferente, se divertem, fazem amigos e tornam-se cada vez mais felizes e realizados”, afirma Cleo Gomes, proprietária da PC Adventure, uma empresa especializada no segmento em Campo Mourão. 

No evento do final de semana, vieram participantes de diversas cidades, como Maringá, Cascavel, Assis Chateaubriand, Ubiratã, Goioerê, Roncador, Janiópolis, Cianorte, e até de algumas cidades de fora do Estado, como Amambai (Mato Grosso do Sul) e São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte). E todos gostaram muito do que viram, por sinal, conforme os relatos e satisfação ao final do evento.

Desta forma, o intuito das pessoas que estão à frente da atividade é poderem criar alternativas para receber durante o ano todo um grande número de pessoas, vindas também de outros locais, para apreciarem todas as belezas naturais desta região e explorarem, da melhor forma, toda esta potencialidade que a cidade oferece em termos de qualidade de vida por meio do pedal. 

“Somos cientes desta realidade, estamos nos especializando, obtendo um conhecimento cada vez maior neste segmento, e queremos mostrar também para fora tudo aquilo que podemos oferecer de melhor, pois se temos algo bom, devemos sim compartilhar, potencializando da melhor forma a atividade”, finaliza Ivan Gehring, um dos mais bikers que participa desde o início do grupo.

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário