Cicloturismo nos Campos Gerais do Paraná impressiona autoridades.
A convite do Lobi Ciclotur, autoridades, empresários e amantes da bike inauguraram, no último final de semana, a rota oficial de cicloturismo autoguiado no Parque Vila Velha, situado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os 22 km deixaram os visitantes impressionados.
A ação fez parte da primeira rota de cicloturismo autoguiada oficial do Paraná, idealizada e projetada por Ivan Mendes, empresário e fundador do Lobi Ciclotur. As atrações naturais do Parque Vila Velha tornaram-no escolhido para a implantação desta modalidade de turismo no estado.
Desde fevereiro o Parque tem gestão compartilhada do Estado com a Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques. O grupo oferece serviços de apoio à visitação, turismo sustentável e recreação. Já a gestão ambiental segue de responsabilidade do Governo.
Referência nacional
O Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, um dos mais empolgados ao conhecer a nova rota de cicloturismo nos Campos Gerais do Paraná, não escondeu seu entusiasmo e afirmou que o projeto será fundamental para fazer o Estado ser um dos mais inovadores do Brasil:
“Momento histórico na vida do Paraná. Com a concessão à iniciativa privada, Vila Velha se torna referência nacional ao turismo. Vários atrativos já foram lançados como tirolesa, arvorismo e balão. Agora o cicloturismo surge em um momento histórico fazendo com que o Paraná seja uma referência do cicloturismo em todo o Brasil”, completou.
O diretor de políticas ambientais da Secretaria, Rasca Rodrigues, lembrou ainda da importância do uso da bicicleta com a pandemia. Isto fez que as bikes sejam, hoje, um grande instrumento de locomoção também nos pontos turísticos: “A pandemia trouxe a bicicleta como grande meio de locomoção pelas ruas, pelas estradas rurais, pelos pontos turísticos, com toda a família. A bicicleta, com a pandemia, veio pra ficar” , declarou Rascas.
A empolgação com a rota oficial de cicloturismo no Parque Vila Velha também foi a tônica da experiência vivida pelo Secretário de Desenvolvimento e Estrutura do Estado do Paraná, Sandro Alex. Após pedalar pela rota ficou mais claro ainda para ele a importância do projeto. Sandro Alex é um apaixonado pela ideia do Paraná se tornar um estado amigo da bicicleta.
Ponta Grossa no Mapa do Cicloturismo Nacional
A estreia da primeira rota de cicloturismo nos Campos Gerais do Paraná, colocou Ponta Grossa no mapa do cicloturismo nacional.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, não escondia seu entusiasmo em ter, no seu município, esta bela referência e agradeceu a presença de todos os presentes: “Coisa mais linda a estreia do cicloturismo aqui em Vila Velha. Parabéns!”, completou afirmando que quer continuar apoiando projetos de cicloturismo na região.
Outro importante parceiro para a expansão do Cicloturismo nos Campos Gerais do Paraná, Paulo Nauiack, vice-presidente da Fecomércio e integrante do Conselho do Sesc do Paraná, também fez questão de estar presente. Uma parceria que começou forte e que agora será fundamental para a construção de um grande circuito de Ciclo Aventura no Paraná.
Por sinal, quem também esteve presente com uma boa surpresa foi o parceiro do Lobi, Ivo Lucas Siebert que, através da Pedale Bikes Curitiba – Specialized, disponibilizou as bikes modelo Levo S-Works para os cicloturistas e tornou ainda mais prazeroso o percurso.
Projeto Inovador nos Campos Gerais do Paraná
O projeto do Cicloturismo no Paraná foi criado pela Equipe do Lobi Ciclotur, empresa que há seis anos promove a atividade no Estado do Paraná. Para o CEO da empresa e ciclista, Ivan Mendes, idealizador do projeto desta primeira rota do cicloturismo nos Campos Gerais do Paraná, este pode ser o início de um grande circuito totalmente autoguiado e integrado.
“Aqui é o pontapé inicial do cicloturismo no Paraná, para começarmos pelos Campos Gerais um grande projeto que é trazer o turismo de aventura para esta região espetacular”.
Ivan lembra ainda que o propósito é fazer com que o turista permaneça e leve mais desenvolvimento econômico para a região: “A ideia é fazer que, com a abertura do Parque, não só o cicloturista venha para a região, mas toda a família. E isto gera renda pra todo mundo” , concluiu.
Outras rotas deverão ser implementadas na região. Os convidados percorreram os 22 quilômetros da rota do Parque Vila Velha, conhecendo as atrações, em cerca de duas horas num pedal puramente contemplativo.
Agora, você poderá realizar o pedal no Parque Vila Velha de forma autoguiada, sozinho ou em família.
Basta levar a sua bicicleta, capacete, caramanhola e curtir os atrativos, no seu tempo, parando onde quiser e por quanto tempo desejar. 🚲
Para maiores informações acesso o site do Parque Vila Velha clicando aqui
Direção e produção: Ivan Mendes – Texto: Ciclonavegantes