Coletivos de Balneário Camboriú poderão ter suporte para bicicletas

Promulgada lei 3928/2016, que prevê a instalação de suporte para bicicletas em ônibus coletivos do município de Balneário Camboriú.

A proposta tem como objetivo principal fazer com que o poder público crie iniciativas que facilitem a locomoção dos ciclistas com suas bicicletas. “Nossa proposta é adequar o transporte coletivo municipal a uma tendência mundial, assim o ciclista poderá utilizar em uma parte de seu trajeto a bicicleta e em outra o transporte coletivo. Vamos beneficiar ainda o trabalhador que encontra dificuldades no dia a dia, como o pneu furado ou em caso de chuva” afirmou o vereador Roberto Souza Junior,autor da lei. Várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece este tipo de equipamento, principalmente na Europa.

O suporte, que é instalado na parte dianteira dos coletivos, funciona de maneira semelhante aos usados em automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até duas bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus. Estima-se que toda a operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dura cerca de dois minutos.

A instalação do suporte nos ônibus coletivos será gradativa no percentual de 10% da frota das linhas urbanas ao ano, respeitando os contratos vigentes.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário