Conhecendo Bombinhas pedalando com o Lobi

A natureza foi generosa com Bombinhas. Menor município catarinense, é também um dos maiores em belezas naturais. Situada em uma península cuidadosamente recortada, tem praias de águas verde-esmeralda, baías e enseadas abrigadas que guardam uma grande variedade de peixes e espécies marinhas.

É o paraíso para os praticantes de mergulho livre e autônomo e também para surfistas e velejadores. Com 75% de seu território preservado, Bombinhas oferece ainda belíssimas trilhas em meio à Mata Atlântica ecossistema ideal para o cicloturismo offroad, cachoeiras e bons locais para observação de aves e animais silvestres. Outra atração que merece ser apreciada é o arrasto da pesca da tainha, entre maio e julho, tradição ainda presente nas pequenas comunidades de pescadores de origem açoriana.

Bombinhas no Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar

O roteiro completo tem 270 km e percorre estradas secundárias por todos os municípios da região da Costa Verde e Mar. O trajeto de cicloturismo em Bombinhas passa pelas praias Vermelha, Grande, de Armação de Itapocorói e Alegre.

Costa Verde e Mar

É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.



Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.

A Costa Verde & Mar, localizada na região centro norte do Estado de Santa Catarina, se consolida como região turística detentora de inúmeras opções de lazer e entretenimento para todos os públicos, belezas naturais, exuberantes, gastronomia típica e temática, manifestações culturais variadas, compras e muito mais.

Bombinhas

Povoada por indígenas e açorianos, a localidade de Bombinhas pertencia ao município de Porto Belo. Em 1967, passou a ser um distrito da cidade vizinha pela Lei Estadual n.º 1062/67, e foi então que surgiram as primeiras ideias sobre a sua emancipação.

Em 1991, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou uma resolução que autorizava o plebiscito, realizado no dia 15 de março 1992, quando a emancipação foi aprovada por 1.454 cidadãos, contra 75 votos desfavoráveis. 
Sendo assim, em 30 de março de 1992 foi criado o Município de Bombinhas, após a emancipação política e desmembramento do Município de Porto Belo, através da Lei Estadual Nº 8.558, publicada no Diário Oficial do Estado Nº 14.414, de 1º de abril de 1992. Bombinhas ficou sendo então um dos menores municípios do Estado, tornando-se um ícone turístico do vasto e privilegiado litoral catarinense. 
Toda a península que compõe o município abriga lendas misteriosas, praias de areias brancas e águas de inigualável transparência, emolduradas por morros verdejantes. O principal atrativo turístico de Bombinhas é o seu patrimônio natural e também cultural. 
Cidade formada por uma rica diversidade biológica que se encontra distribuída na Floresta de Mata Atlântica, praias, rios, mangues, dunas, restingas, baías, enseadas, rochedos e ilhas oceânicas.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário