O Conciclo conta com representantes de secretarias estaduais e instituições estaduais, universidades públicas e organizações da sociedade civil. Os integrantes agora vão discutir ações e planejamento para implementação do Programa Ciclo Paraná, criado em 2015 pelo Governo do Estado para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer.
A ideia é desenvolver também a cidadania, a segurança viária, a saúde e a educação no trânsito. O Ciclo Paraná é coordenado pela Sema e envolve diversas áreas do governo, entre elas Educação, Segurança, Detran, Comec e outras.
“A parceria e a articulação com a sociedade e os municípios será fundamental para um programa dessa natureza. O Conciclo terá a tarefa de discutir e planejar as ações para o sucesso do programa”, destacou Bonetti.
O conselheiro José Carlos Belotto, da Universidade Federal do Paraná, destacou o apoio da Secretaria e afirmou que é necessário preparar para 2017 um diagnóstico da situação do uso da bicicleta no estado. “O Conciclo já vinha trabalhando de maneira informal, mas agora a responsabilidade aumenta e também a motivação e uma das principais medidas que devemos ter é um diagnóstico que mostre os usos, a infraestrutura, os grupos e outros detalhes de como está a ciclomobilidade no estado todo. Esse trabalho servirá para direcionar melhor o planejamento das ações”, afirmou Belotto.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, deu posse nesta segunda-feira (21) aos conselheiros do Programa Estadual Ciclo Paraná (Conciclo). A posse aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.Curitiba, 21/11/2016.Foto: ALEP |
Durante a posse dos conselheiros, a aluna Eduarda Kotoski de Lima, do Colégio Estadual Dona Carola, de Curitiba, recebeu uma das dez bicicletas sorteadas num evento sobre educação no trânsito, realizado no Museu Oscar Niemeyer. As bicicletas foram oferecidas pelo “Instituto Sou Cidadão”.
Estiveram presentes ainda o cônsul-geral do Reino dos Países Baixos (Holanda), Robert Willem Ruijter; Mário Celso Cunha, assessor da Sanepar; Cezar Augusto Romano, diretor da UTPFR-Curitiba, Aloísio Nunes, da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Correa do Instituto Sou Cidadão; e a coordenadora do Ciclo Paraná, Daniela Miranda.