Resolvemos tirar uns dias para voltar a pedalar pelas serras catarinenses e gaúchas. Falei com a Carmo que eu tinha vontade de conhecer uma estradinha entre São Joaquim/SC e São José dos Ausentes/RS. Assim o fizemos.
Foto: Sergio Riekes |
Pegamos um ônibus de Curitiba até Lages, passando a noite viajando, e outro cedo de lá até São Joaquim. Oito e meia e já estávamos tomando café na cidade. Percorremos parte do centro, e quando iríamos partir percebemos o pneu da bicicleta da Carmo furado. Troquei a câmara e pegamos a estrada; isso lá pelas dez.
Foto: Sergio Riekes |
Primeiros 8 km de asfalto, em leve descida. São Joaquim, uma das cidades de clima mais frio do Brasil, onde quase sempre neva no inverno, fica a 1300 metros de altitude em relação ao mar.
Foto: Sergio Riekes |
Depois mais descida em pista de chão de pedras até o rio Pelotas, na divida dos estados. Por um longo trecho seguimos ao lado do rio Lajeadinho, que tem sua foz no próprio Pelotas, a menos de 1000 metros de altitude.
Foto: Sergio Riekes |
Daí é o seguinte: subida, muita subida do outro lado do rio. Foram quase 10 km subindo para depois ter… mais subida, hehe. Mas a vista lá do alto era compensadora, e ainda comemos maçãs Fuji tiradas direto do pé (furto, hehe).
Foto: Sergio Riekes |
Enfim chegamos aos campos do alto da serra. Foram 51 km até a entrada para outra estradinha, que nos trouxe até a charmosa pousada Cachoeirão dos Rodrigues, na região de São José dos Ausentes, 9 km adiante (mais subidas, é claro). Região bela, de muitas cachoeiras e lajeados; rios gelados de águas cristalinas, como o Silveira, que produz muita truta, proporcionando o turismo de pesca esportiva.
Dia completo depois de apreciar a exuberante queda Cachoeirão dos Rodrigues, que tem dois níveis, sendo o primeiro de quedas pequenas, e o segundo com quedas de água maiores. Lindo! Agora uma boa noite de sono, pois dormir no ônibus na noite anterior não foi fácil.
Parte 1. Acompanhe o restante do passeio nas próximas postagens …
Por Sergio Riekes