Dez lugares para curtir Curitiba e pedalar com as crianças

Curitiba tem programas para as crianças. Na cidade, os pequenos encontram uma série de brincadeiras, contação de histórias e nossos belos jardins e parques para se divertir ao ar livre. Curitiba foi eleita em 2016, pelo Relatório Green City Index, da Siemens e Economist, a cidade mais verde do Brasil e da América Latina.

Bosque Alemão. Foto: Orlando Kissner/SMCS (arquivo)
Importante lembrar, crianças de até cinco anos não pagam entrada na Linha Turismo, linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. A Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de três horas. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Bondinho da Rua XV

O antigo bondinho está ali desde 1973. Já foi local de recreação para crianças. Desde 2010, funciona como espaço cultural, onde se pode aproveitar o tempo para leitura. Aos sábados (das 9h às 14h) vale participar do Lazer na XV, com atividades no entorno do bonde.

Bondinho da Leitura, na rua XV de Novembro. Foto:Luiz Costa/SMCS (aquivo)
Rua XV de Novembro (esquina com Rua Ébano Pereira), Centro.
(41) 3321-3370.
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e sábados, das 8h30 às 14h30. Grátis.

Bosque Alemão

O bosque tem mirante, café, oratório, pórtico, entre outras atrações. Outro destaque é o Caminho dos Contos — que apresenta a história de João e Maria, clássico dos irmãos Grimm. A trilha conta com a Casa da Bruxa, uma biblioteca onde acontece contação de histórias nos fins de semana (às 11h, 14h e 16h).

Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert), Vista Alegre.
(41) 3568-1087 (Casa da Bruxa).
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (Casa da Bruxa).
Grátis.

Bosque Reinhard Maack

O bosque fica em uma área de preservação ambiental, onde fica a Trilha da Aventura. A trilha é repleta de brinquedos construídos em troncos de eucalipto.

Rua Waldemar Kost (esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras), Hauer.
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h (em dias de chuva o bosque não abre, devido ao risco de as trilhas estarem escorregadias).
Grátis.

Gibiteca (Solar do Barão)


Gibiteca de Curitiba. Curitiba, 06/01/2017 Foto:Alice Rodrigues/FCC
Quem gosta de gibis não pode deixar de dar uma passada na Gibiteca de Curitiba. Criada em 1982, possui exemplares de todos os gêneros de histórias em quadrinhos: infantis, heróis, humor, terror, cartuns, mangás e fanzines.

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro.
(41) 3321-3275.
De 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados das 14h às 18h (agendamento de visita monitorada de segunda a sexta-feira).
Grátis.

Parque São Lourenço


Lago do Parque São Lourenço. Foto:Luiz Costa/SMCS (arquivo)

 Se você quer um local com diversas opções do que fazer, o Parque São Lourenço é uma boa pedida. O local possui parquinho infantil, pista de rolimã, churrasqueiras e espaço para piquenique, centro de criatividade, teatro, canchas esportivas e ciclovia. Tudo num espaço bem arborizado, com um belo lago e animais como gansos, ovelhas e serelepes.

Parque São Lourenço. Foto: Ricardo Almeida/SMCS (arquivo)

Rua Mateus Leme (esquina com Rua Nilo Brandão e Rua José Brusamolin), São Lourenço.

Diariamente.
Grátis.

Zoológico


Zoológico de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão. Foto: Cesar Brustolin/SMCS(arquivo)
O Zoológico de Curitiba tem mais de mil animais de espécies do mundo inteiro. São aves, répteis, mamíferos e anfíbios vivendo em recintos semelhantes ao ambiente natural. Que tal ver uma girafa, um leão, um tigre e muitos outros bichos legais? Vai ser um passeio animal!
Zoológico de Curitiba. Foto: Gabriel Rosa/SMCS (arquivo)
Zoológico de Curitiba . Curitiba, 14/03/2017 Foto:Luiz Costa/SMCS
Rua João Miqueletto, Boqueirão.
(41) 3378-1221.
De terça a sexta-feira das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Grátis.

Centro Cívico

Aos domingos, a Prefeitura de Curitiba promove o programa Lazer no Centro Cívico, onde as crianças podem se divertir com os brinquedos e participar de oficinas de bicicleta e patins. A ação acontece na praça Nossa Senhora de Salete.

Domingos: entre 10h e 14h.
Avenida Cândido de Abreu, 1.039, Centro Cívico.

Parque Barigui


Parque Barigui. Foto:Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)
Esse parque é um dos mais frequentados pelos curitibanos. Nele há diversas opções de lazer para aproveitar um belo dia: pistas de caminhada, ciclovia, locais para churrascos e piqueniques, canchas esportivas, trilhas e muito mais. Sem contar o Museu do Automóvel, que fica ali também. Além disso, o parque ainda é refúgio de muitas capivaras.

Acessos pela BR 277 – Rodovia do Café, Km 0, Santo Inácio e Avenida Candido Hartmann (esquina com Rua Doutor Aluízio França), Santo Inácio.
(41) 3335-1440.
Parque: Diariamente. (Museu do Automóvel: De terça a sexta-feira das 13h30 às 16h45 e aos sábados e domingos das 10h às 11h45 e das 13h30 às 17h45).
Grátis

Passeio Público

Primeiro parque e primeiro Zoológico de Curitiba, o Passeio Público ainda abriga hoje alguns animais de pequeno porte. É um espaço com muitas opções para se divertir: tem parquinho, aquário, terráreo, pedalinho, ciclovia, ponte pênsil e muitas outras atrações.

Passeio Público. Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)
Rua Presidente Faria (entre as ruas Carlos Cavalcanti e João Gualberto), Centro Cívico.
(41) 3350-9920.
De terça-feira a domingo, das 8h às 18h (Aquário – das 9h às 16h45).
Grátis.

Museu Oscar Niemeyer


Museu Oscar Niemeyer. Foto:Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)
Esse museu é diferente. Só formato peculiar do edifício já vale a visita (a arquitetura é do Oscar Niemeyer, como mostra a homenagem no nome). Além disso, o espaço tem exposições variadas e conta com algumas ações bem bacanas para crianças, como visitas monitoradas, oficinas de artes, cartilha lúdica e colônia de férias em janeiro e julho.

Um atrativo à parte, nos fundos do museu há um grande gramado apelidado pelos curitibanos de Parcão. O local é aberto e os donos de cães aproveitam para deixá-los livres. As crianças adoram correr com os bichinhos.

Consulte a programação especial dessas atividades no site do museu: www.museuoscarniemeyer.org.br
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
(41) 3350-4400 e (41) 3350-4412 (Ação Educativa).
De terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. Horário estendido das 18h às 20h na primeira quinta-feira do mês.
(Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial).

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário