O Turismo é uma ciência, uma prática que milhares de pessoas realizam e que várias outras levam como mote de vida. Entre essas que tem o Turismo como lema está o popularmente conhecido Professor Jacó Gimennes, que um personagem destaque nesse assunto dentro do Paraná e expoente junto às instituições turísticas regionais e nacionais.
Jacó Gimennes e Elizabeth Schmidt – Presidente FUMTUR Ponta Grossa . Foto: Arquivos/PRTUR |
Químico de formação, Jacó iniciou as atividades no segmento de políticas turísticas em Campo Mourão, na década de noventa, quando ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico. Lá ele descobriu os códigos e potencialidades do Turismo Regional, que motivaram, em 1998, a liderar o surgimento da RETUR – Rede de Turismo Regional.
Jacó Gimennes também atuou no Instituto de Cultura e Desenvolvimento, fomentando o Turismo com o gatilho para a prosperidade integrada entre campo e cidade. Já no início dos anos 2000, ele foi instrutor de Turismo Rural com mais de 300 cursos realizados e participados, junto ao SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o que certamente gabarita-o ao conhecimento do segmento e campo.
Já no ano de 2015, devido às competências, Jacó foi indicado como Presidente da Paraná Turismo, PRTUR, que é a entidade estadual que executa a Política Estadual de Turismo, através da implementação de programas e projetos de incentivo, de desenvolvimento, de fomento e de promoção do turismo, com vistas à geração de negócios, empregos e resgate da cidadania que melhorem a qualidade de vida da população residente e satisfação dos que visitam o Paraná.
O professor, além da PRTUR e RETUR, também atua no o CMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Maringá); atuando como Vice-Presidente de Regionalização do MRCVB (Maringá e Região Convention & Visitors Bureau) e também como Vice-Presidente do ICI (Instituto Cultural Ingá).
O Paraná hoje é referência nacional em Regionalização do Turismo com 14 Regiões que anualmente apresentam ao mercado os seus produtos na Edição da Mostra das Regiões Turísticas realizada de maneira continua há 13 anos.