Lobi Ciclotur no 1º Forum Regional de Cicloturismo e Negócios – Quatro Barras – PR

Numa realização conjunta entre a Prefeitura Municipal de Quatro Barras – PR e Lobi Ciclotur teve lugar, ontem, 16 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação o I Fórum Regional de Cicloturismo e Negócios.

Foto: Thiago Fantinatti

Um dos objetivos do evento era oferecer um momento de reflexão sobre as potencialidades e preparação técnica da região enquanto destinação capacitada para o Cicloturismo, visando perceber os futuros cenários de qualidade de vida, geração de trabalho e renda dignos, além da conservação dos patrimônios socioambientais, histórico-culturais e simbólicos.

Estiveram presentes, além de empresários da cadeia produtiva do Turismo regional, gestores públicos de diferentes esferas governamentais do Estado (Paraná Turismo) e dos municípios de Quatro Barras, Piraquara, Pinhas, Almirante Tamandaré, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Campina Grande do Sul, Curitiba, Guaratuba e Praia Grande.

Foto: Thiago Fantinatti

Na programação, a oportunidade de ouvir experiências diversas no campo das viagens de bicicleta, começando pela fala da reconhecida cicloturista Maria Cristina Hartmann (Chica), que compartilhou um resumo de suas cicloviagens pelo país, América do Sul e Europa, provando que é possível realizar seus sonhos, não importando gênero, idade e outros condicionantes que o senso comum teima em nivelar.

Em seguida, o Alexandre Lorenzetto, da Sacis Eco-Contadores Brasil, abordou sobre a importância do uso das tecnologias na geração de dados confiáveis para as tomadas de decisão por parte de gestores, empreendedores e consultores.

Vivamil

Logo após, a Lobi Ciclotur ofereceu duas palestras consecutivas ministradas pelo Ivan Mendes e Therbio Felipe, abordando didaticamente sobre a necessidade de contratação de técnicos multidisciplinares experientes para a formatação de Circuitos Cicloturísticos, resultando na capacitação da oferta turística local/regional dirigida à humanização das cidades, à conservação da biodiversidade e da cultura.

Para tal, lembrou Ivan Mendes, vale investir no profissionalismo para o desenvolvimento de um posicionamento midiático que dialogue e comunique os atributos destas destinações diretamente para seu público-alvo, além de ser imprescindível gerir tais negócios de formas sustentáveis seja no curto, médio ou longo prazo.

Foto Thiago Fantinatti

Diante do conteúdo apresentado pela Lobi Ciclotur ficou patente a urgência que as municipalidades têm de fazer escolhas por um tipo de Turismo que valorize  a cooperação inter-regional, a manutenção do patrimônio ambiental e cultural, porém, que se baseie inclusive na permanente capacitação das comunidades receptoras para o atendimento, com excelência, das necessidades dos visitantes, neste caso em especial, do cicloturista.

Nós, da Lobi Ciclotur, agradecemos a parceria que se consolida com a região em destaque, dirigindo nossa gratidão muito especialmente às pessoas do Secretário de Turismo de Quatro Barras e Presidente da QBCAMP, Marco Aurélio Burkner e do Leverci Silveira Filho, competente adjunto municipal.

Ao final do evento, os gestores públicos das cidades-irmãs Quatro Barras, Piraquara e Pinhais assinaram um termo de cooperação para dar viabilidade institucional a todos os esforços destinados a contemplar tal envergadura de projetos.

Por Therbio Felipe

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário