No Dia Mundial da Saúde, vamos pedalar nos Mananciais da Serra?

No 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para alguma enfermidade: em 2017, o tema é a depressão, uma doença caracterizada pela tristeza ou desinteresse pelas atividades cotidianas, cuja incidência têm crescido a cada ano em todo o mundo.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), empresa cujo objetivo é levar saúde à população, aproveita a data para lembrar a importância de rotinas saudáveis, como ingerir água tratada e praticar atividades físicas. “Cuidar da saúde física é uma das formas de vencer a depressão. É preciso diagnóstico adequado, feito por profissional de saúde, acompanhamento e tratamento para a doença, que não deve ser subestimada. Mas, uma simples caminhada, por mais leve que seja, pode ajudar na recuperação da energia, na melhoria de várias funções físicas e mesmo psicológicas. A convivência social também é importante”, diz a enfermeira do trabalho Viviane de Camargo, que atua na Sanepar.
A recomendação da caminhada pode ser seguida neste fim de semana, dias 8 e 9 (sábado e domingo), quando a empresa, em parceria com outras instituições, abre a região conhecida como Mananciais da Serra, em Piraquara, para a população. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. 
No 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para alguma enfermidade: em 2017, o tema é a depressão, uma doença caracterizada pela tristeza ou desinteresse pelas atividades cotidianas, cuja incidência têm crescido a cada ano em todo o mundo. Curitiba, 06/04/2017.Foto: Divulgação Sanepar

    PASSEIOS

    As visitas públicas aos Mananciais da Serra ocorrem uma vez ao mês, começam às 8h30 e são gratuitas. A entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

    Junto à Serra do Mar e ao Parque Estadual do Marumbi, o local permite a observação de uma natureza preservada, com ar fresco e muito verde. Também é possível conhecer as primeiras obras de saneamento no Estado do Paraná, iniciadas em 1904 e que foram utilizadas para abastecer com água tratada parte da capital e cidades vizinhas até 2014.

    Entre as trilhas e passeios dos Mananciais, estão a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km), o Santuário São Francisco e a Trilha do Salto (percurso de 1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

    Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), e leve máquina fotográfica. É aconselhável levar lanche. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas.

    O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é promovido pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.

    SERVIÇO 

    Além deste final de semana, em 2017, os Mananciais estarão abertos para visitação pública também nos dias: 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

    Gostou? Compartilhe!

    Author picture

    Deixe um comentário