Nove ciclistas já morreram no DF em 2017

Nas últimas semanas, duas mortes de ciclistas foram registradas em áreas nobres do Distrito Federal como o Lago Norte e o Park Way. Os acidentes acenderam um alerta sobre a convivência entre usuários de bicicletas, motoristas e pedestres.

Só neste ano, o Detran registrou nove mortes de ciclistas no trânsito do Distrito Federal. Nos casos mais recentes, os motoristas envolvidos nos acidentes estavam alcoolizados ou não tinham permissão para dirigir.

Por outro lado, alguns dos ciclistas não seguiam orientações básicas, como o uso de equipamentos de proteção. O diretor-geral do Detran, Silvaim Fonseca, traçou o perfil do ciclista envolvido em acidentes na capital federal.

Cabe ao motorista, ao ver o ciclista, manter a distância de um metro e tomar cuidado ao fazer uma ultrapassagem, dar preferência não só ao ciclista como ao pedestre.

Já da parte dos cicilstas é importante equipamento de segurança, como destaou Renata Florentino, da ONG Rodas da Paz. Para lembrar a importância de motoristas e ciclistas conviverem pacificamente no trânsito, o Detran faz, nesta sexta-feira (5), na Rodoviária de Brasília, uma ação de conscientização. É o Respeitômetro.

Gostou? Compartilhe!

Author picture