Ele tem 25 anos e é um melhores ciclistas do circuito profissional americano. Robin Carpenter, da equipe Holowesko-Citadel, tem uma dieta baseada em pão artesanal de longa fermentação – feito por ele mesmo. O pão faz tanto sucesso na equipe que ele leva aos eventos. “Fazer um pão perfeito é tão bom quanto ganhar uma corrida”, diz Carpenter.
O pão tipo sourdough tem fermentação longa e fornece carboidrato de alta qualidade. Foto James Stout
Ao fazer seu próprio pão, você elimina uma porção de aditivos desnecessários, como conservantes e açúcar. O pão não leva nada além de farinha, água e sal, e o resultado é uma fonte de energia de alta qualidade. “Preciso desses carboidratos para meus treinos”, diz Carpenter. A ciência concorda. “Há uma montanha de evidências científicas de que dietas de baixo teor de carboidratos não tornam você um ciclista mais rápido,” diz o técnico de ciclismo Sean Burke, de San Diego.
Robin Carpenter durante seus pedais. Foto: Divulgação
Esse tipo de pão é feito com um fermento a base apenas de farinha e água (também chamado de levain), e o tipo de carboidrato resultante do processo é benéfico para ciclistas. Além dos sabores mais complexos, é um pão bem mais fácil de digerir. Ele é mais complicado de fazer do que um pão a base de fermento biológico, mas não é difícil; a parte mais delicada é esperar até o fermento natural ficar com cheiro de “queijo fedido”, diz Carpenter.
Veja como fazer o pão artesanal de Robin Carpenter:
Ingredientes
Para o levain: 150 g de farinha branca de boa qualidade 150 g de água filtrada
Para o pão: 400 g de farinha branca de boa qualidade 275 g de água filtrada 100 g do levain líquido 9 g sal marinho
Como fazer o levain
Misture a farinha e a água em uma tigela e deixe coberto em temperatura ambiente. Todos os dias, descarte metade da mistura e alimente o levain com mais 100 gramas de farinha e outros 100 gramas de água. Ele estará pronto quando o fermentado tiver um cheiro azedinho mas agradável, e tiver formado pequenas bolhas poucas horas depois de alimentá-lo. Quando está pronto, ele deve dobrar de tamanho a cada vez que é alimentado. Se você não for usar por alguns dias, mantenha refrigerado. No dia em que você for fazer pão, separe 150 gramas, descarte o restante, alimente com água e fermento e espere cerca de 4 horas para usá-lo.
O fermento guardado na geladeira pode formar um líquido amarelado no topo, mas é normal. Porém, o fermento está estragado se tiver alguma dessas características: manchas cor de rosa ou vermelhas; cheiro de podre; pontos de mofo. Se o levain apresentar alguma dessas características, jogue ele fora. Como fazer o pão
Para fazer o pão, misture bem a água e a farinha. Deixe a massa descansar por uma hora – isso faz o glúten desenvolver sem fermentar. Acrescente o fermento natural e o sal, até a massa ficar uniforme. Deixe fermentar até dobrar de tamanho. Pode levar um tempo até você pegar o jeito e saber quando ele fermentou o ponto exato; nem demais, nem de menos. O tempo depende da temperatura ambiente (no calor cresce mais rápido) e de quão vivo está o fermento. Geralmente 5 horas é uma boa média, apesar disso variar bastante. Enquanto o pão fermenta, molhe as pontas dos dedos e trabalhe a massa, abrindo-a e dobrando-a. Faça isso de duas a quatro vezes durante a fermentação.
Quando o pão estiver suficientemente fermentado, coloque num balcão limpo e forme uma bola. Deixe descansar por meia hora. Forre uma cesta ou tigela grande com um pano de prato com uma boa camada de farinha de arroz. Dê a forma final ao pão, abrindo e dobrando a massa sobre ela mesma e deixe o pão descansar na geladeira a noite toda.
Na manhã seguinte, preaqueça o forno. Se você tiver uma pedra de forno, é hora de usá-la. Uma panela de ferro com tampa é um bom substituto. Coloque o pão com o forno a 260ºC por 20 minutos com a panela de ferro tampada. Tire a tampa e deixe por mais 20 minutos a 230ºC, até a casca estar crocante e dourada. Deixe esfriar por uma hora antes de fatiar.
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!
Olá, Patrícia
Foi desenvolvido para pessoas como você, que sabem dar valor a bons conteúdos.
Obrigado por nos prestigiar.
Aquele abraço.
dicas que realmente ajuda muito
amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar o tráfego. Ao clicar em “ACEITAR”, você concorda com o uso de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Respostas de 7
parabéns pelo site, muito util.
Olá, Rosa
Sempre bem vinda. Abraço!
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!
Olá, Patrícia
Foi desenvolvido para pessoas como você, que sabem dar valor a bons conteúdos.
Obrigado por nos prestigiar.
Aquele abraço.
dicas que realmente ajuda muito
amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.
Quem não!?