A cachoeira Salto da Fortuna é recomendada para aqueles que querem juntar história com um belo banho de cachoeira. Durante a trilha até o Salto da Fortuna, você irá passar por um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho Colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. No fim dessa caminhada, irá se deparar com essa queda de quase 50 metros e uma bela piscina natural.
Altura da Cachoeira Salto da Fortuna: 50 metros
Como chegar na Cachoeira Salto da Fortuna: A cachoeira fica localizada dentro do Parque Estadual do Pau-Oco, no final da estrada Anhaia. Para chegar nela é necessário percorrer uma trilha leve de uma hora e meia.
A estrada do Anhaia é a preferida por nós ciclistas para a prática do chamado “mountain bike”. A descida de 3,5 km é feita entre 10 e 15 minutos, e desce aproximadamente 700 metros da Serra do Mar. “A descida é muito forte, então para quem gosta de um desafio é fantástica”.
Descemos estrada frequentemente na companhia de amigos ciclistas. O caminho é ótimo para treinamentos, pelo fato de ela ter menos movimento que outras descidas históricas da região. “O Caminho do Itupava é mais voltado para o Trekking , e caminhada. Já na Estrada da Graciosa você desce pedalando, mas tem um problema sério que nunca consegue pegar ela sem carros”.
Pelas características destacadas, a trilha não é indicada para iniciantes. Recomendamos cautela no trecho para aqueles que não estão familiarizados com a descida. “Tem muita curva fechada. Se o biker não tiver muita técnica pode passar reto em uma curva e encher a boca de mato. Tome cuidado.