Pedal Curitiba – Morretes – Via Graciosa

Um dos passeios de bicicleta mais procurados na região de Curitiba é a Estrada da Graciosa.

A Estrada da Graciosa como é conhecida a Rodovia PR-410 que interliga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes. É uma das mais belas do país onde atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil e sendo assim declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Rodeada pela mata fechada de preservação e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar com seus 28 km de extensão.

Saindo de Curitiba de bicicleta, em direção a São Paulo pela BR-116 a entrada da estrada e bem sinalizada por placas e fica a 37 quilômetros de Curitiba. Logo na entrada um lindo portal anuncia o inicio da descida da serra de 1050 metros de altitude, que é feita em pista simples e pavimentação que varia entre asfalto, paralelepípedos e pedras para facilitar o tráfego, mas não perde o aspecto original.

O trajeto possui muitas curvas sinuosas com paralelepipidos escorregadios ao longo de toda sua extensão. Também como atrações são mantidos seis recantos com mirantes para admirar a bela vista, quiosques para venda de produtos típicos e estruturas de lazer com churrasqueiras e sanitários.

Os recantos são:
Engenheiro Lacerda – Encontra um mirante, para se observar à vista a baía de Paranaguá;
Rio Cascata – Encanta com sua belíssima queda d’água;
Grota funda – Possui um estreito e vale fundo;
Bela Vista – Observa-se Paranaguá;
Curva da Ferradura – Começo da trilha estrada do Caminho da Graciosa;
Parque Mãe Catira – Onde se concentra a grande maioria dos turistas para um banho gelado de rio.

Veja um breve trecho da descida

Fotos: Ivan Mendes, Suely Deguti e Fábio Bugov

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Uma resposta

Deixe um comentário