Por que alguns ciclistas depilam as pernas?

Os ciclistas que têm esse hábito o fazem por um ou mais dos seguintes motivos:

Aerodinâmica: Depilar as pernas não muda a aerodinâmica em quase nada, só o suficiente para dar algumas frações de segundo a mais numa prova de velódromo, por exemplo. Um óleo ou creme sobre a perna teria possivelmente o mesmo efeito. No caso de triatletas, acredito que o motivo aerodinâmico seja um pouco mais justo, pois na natação isso pode fazer alguma diferença. Mas no ciclismo, quem alega aerodinâmica geralmente ouviu essa falácia e levou a sério, ou incorre no próximo motivo dessa lista, mas não quer admitir.


Vaidade: Tem ciclistas que acham que a perna fica mais bonita depilada. Eles têm a perna bastante musculosa e querem exibir o corpo, como os fisiculturistas. Acho válido, mas é difícil alguém assumir que depila por causa disso, por receio que coloquem em dúvida sua masculinidade.

Precaução: Há ciclistas de estrada e triatletas que depilam as pernas para facilitar o tratamento de ferimentos. Quando você cai com velocidade no asfalto, ele queima sua pele, fazendo por vezes uns esfolados grandes. A ausência de pelos facilita o tratamento das feridas e diminui um pouco a chance de infecção. Seguindo esse raciocínio, pode ser interessante depilar também os braços…

Massagens: A ausência de pelos facilita o trabalho do massagista, para quem tem esse privilégio depois de um treino ou uma prova.

Eu não depilo e não depilaria minha perna, mas respeito quem faz isso – desde que tenha motivo, não esteja fazendo só porque alguém disse que precisa, ou porque esse ou aquele competidor profissional o faz. Se você quer depilar as pernas, admita seu motivo, não venha com essa de “aerodinâmica”…

Por Willian Cruz

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
A Lobi Ciclotur é pioneira no cicloturismo regenerativo e autoguiado no Sul do Brasil, fundada por Ivan Mendes em 2014. Especializada em rotas imersivas e sustentáveis, como a Rota dos Tropeiros (1.800 km e 48 municípios), alia aventura, conservação ambiental e fortalecimento comunitário. Com sinalização autoguiada profissional inspirada em padrões internacionais, capacitação local, valorização cultural e projetos ecológicos, a Lobi é reconhecida pelo poder público federal e pelo PL 1280/2024, sendo referência nacional em turismo de bicicleta consciente e de impacto positivo—transformando o Brasil em destino global de cicloturismo responsável. Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.

Uma resposta

Categorias

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855