Raios: evitar acidentes em casa e no pedal

Nesta temporada de verão, além de muita chuva e ventos fortes, há grande incidência de raios e relâmpagos. Dentro de casa, é necessário ter alguns cuidados para que acidentes graves, como curto-circuitos e choques elétricos, possam ser evitados. Mas e quando estivermos pedalando?

Noite de raios durante temporal de verão na região central de Curitiba – Curitiba, 18/02/2017 – Foto: Daniel Castellano / SMCS
“Sempre que possível, deve-se tirar os aparelhos da tomada para desenergizá-los”, diz o coordenador de projetos da Defesa Civil de Curitiba, Marcelo Santos. “Também evite se aproximar de objetos metalizados, dentro e fora de casa, para não se tornar um ponto de para-raio e acabar levando um choque.”

Aparelhos conectados à tomada podem causar acidentes ou, ainda, provocar um incêndio. “Por isso, enquanto houver descargas elétricas o ideal é não utilizar equipamentos como secador de cabelo, batedeira, televisão ou computadores”, recomenda Santos.

Dicas para evitar acidentes em dias de chuvas fortes com raios e relâmpagos:

1. Evite mexer no celular.
2. Não use aparelhos elétricos.
3. Não mantenha aparelhos conectados nas tomadas.
4. Evite que as crianças cheguem perto de tomadas.
5. Evite o uso do adaptador ou multiplicador de tomadas.

Se a pior ameaça da chuva for se molhar, continue pedalando. A exceção: se existe uma ameaça de raios, é melhor procurar abrigo o quanto antes, e esse abrigo deve ser o mais baixo possível.

Se estiver com mais pessoas, cada um deve se abrigar num lugar; se alguém for pego por um raio, os outros estarão bem e poderão ir atrás de ajuda. Se a tempestade for forte e o caminho planejado seguir para cima, considere voltar.

Não divida o grupo durante o pedal na chuva. O ritmo ideal é o mais rápido possível do membro mais lento. 
Observe sinais de hipotermia: confusão, sonolência e perda do controle motor. Tremer não é muito bom, mas o problema fica realmente sério quando a pessoa para de tremer. 
Use marchas mais leves para girar mais e manter o corpo aquecido, e lembre-se de continuar se hidratando e se alimentando.

Gostou? Compartilhe!

Author picture