![]() |
Paisagem preservada, legado dos colonizadores italianos e condições para o desenvolvimento da prática esportiva aquática são alguns dos objetivos do projeto de requalificação para o entorno da represa do Piraquara II, na Região Metropolitana de Curitiba. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (5), na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.Curitiba, 05/02/2018.Foto; Divulgação SEPL
|
Participaram do encontro de apresentação do projeto o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Machado Requião; o superintendente do Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, e Kátia Koti e Marta Takahashi, integrantes da equipe que desenvolveu o projeto.
![]() |
Paisagem preservada, legado dos colonizadores italianos e condições para o desenvolvimento da prática esportiva aquática são alguns dos objetivos do projeto de requalificação para o entorno da represa do Piraquara II, na Região Metropolitana de Curitiba. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (5), na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.Curitiba, 05/02/2018.Foto; Divulgação SEPL |
AÇÕES
![]() |
Ivan Mendes, Lobi e Sergio Benthien em uma das paradas para contemplação. Foto: Lobi |
“O projeto é excelente e entendeu perfeitamente a principal necessidade de Piraquara, que é equacionar a sua imensa área preservada (93%) com a necessidade de oferecer opções econômicas e de lazer à população”, disse o prefeito, Marcus Tesserolli, que assistiu à apresentação na SEPL.

Com 128 anos, o município de Piraquara tem 110 mil habitantes. Seus mananciais são responsáveis por 50% do abastecimento de água da grande Curitiba. A Área de Preservação Ambiental (APA) é de 93%.
“Além de auxiliar na organização do uso do espaço, a proposta trará novas possibilidades de investimento, trabalho e lazer à população ”, comentou Tesserolli. Segundo o prefeito, a grande extensão de área preservada dificulta muito a instalação de empresas ou indústrias na região.
CRONOGRAMA
Integra a proposta os resultados da pesquisa exploratória realizada pelos parceiros nas proximidades da Represa do Piraquara II. O levantamento foi feito em setembro do ano passado. Os resultados foram compilados em forma de infográfico e apresentados na reunião.
A expectativa é que este documento constitua uma ferramenta de planejamento local e que auxilie na busca de parcerias e atração de investimentos para a região, visando transformar a Colônia Santa Maria do Novo Tirol em um pequeno polo turístico, a fim de desencadear um processo de desenvolvimento para a região.