Semana do Turismo Mineiro apresenta oportunidades e os caminhos do cicloturismo

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Sebrae Minas, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), circuitos turísticos e receptivos do Minas Recebe, realiza, entre os dias 12 a 15 de setembro, a “Semana do Turismo Mineiro”.

Igrejas na cidade de Mariana. Foto: Divulgação / Agência Minas
A ação acontece em comemoração ao Dia do Turismo – celebrado em 27 de setembro – e conta com extensa programação. Com o objetivo de fortalecer e fomentar o turismo, o evento amplia as discussões acerca do setor no estado, com a união e presença dos atores da cadeia produtiva do turismo.

Além disso, as atividades propostas promovem o diálogo entre esses atores e contribuem com a divulgação dos produtos turísticos, da cultura e do artesanato que serão apresentados.

Iniciando a programação, no dia 12 de setembro (terça-feira) haverá, no Sebrae-MG, o Encontro de Presidentes e Gestores de Minas Gerais, o Encontro dos Receptivos de Minas Gerais e a 34ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Turismo. Na sequência, no dia 13 de setembro (quarta-feira), também no Sebrae-MG, acontecerá, o 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais de Turismo.

Todos os elemento com forte capacidade turística serão apresentados no evento. Entre eles está a gastronomia. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Já nos dias 14 e 15 de setembro (quinta e sexta-feira), a programação conta com a feira “Venha Viver Minas Gerais”, na Cidade Administrativa. A feira terá como expositores os Circuitos Turísticos de Minas Gerais e traz como proposta a promoção dos destinos turísticos mineiros para os servidores públicos que trabalham na cidade administrativa. O objetivo principal é apresentar aos servidores Minas Gerais, enquanto produto turístico, estimulando-os a viajar pelo estado.

“A primeira edição da Semana do Turismo Mineiro faz parte de uma necessidade de reunir o trade turístico e alinhar as demandas focando no crescimento do setor. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o turismo e, claro, continuar projetando Minas Gerais enquanto destino turístico, fator de desenvolvimento, gerador de emprego e renda”, declara o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

Cicloturismo

O Circuito Serras do ibitipoca, o mais visitado de Minas Gerais, ganhou mais um atrativo. Idealizado pela associação dos municípios locais, foi lançado o roteiro turístico Volta das Transições, pensado principalmente para a prática do cicloturismo e que também contempla a cavalgada, o jeep tour, o motociclismo e a caminhada.

O cicloturismo é uma das principais atrações do roteiro turístico Volta das Transições. Foto: Márcio Lucinda


O novo roteiro percorre todos os municípios que compõem o Circuito Turístico Serras de Ibitipoca – Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Ibertioga, Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga e Santana do Garambéu – e o trajeto prioriza as estradas de terra entre vilarejos, montanhas, vales, entre outros atrativos da região.




O nome Volta das Transições se refere à região onde o roteiro está inserido, que inclui importantes transições de vegetação, relevo, história e cultura.

Cicloturismo em alta

Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), mais de 450 mil estrangeiros visitaram o Brasil motivados pelo cicloturismo no ano de 2014. Outro estudo do MTur também mostra que 14,3% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses devem optar por meios de transporte alternativos, como bicicletas e motorhome. Em comparação com o índice registrado em 2015, houve um crescimento de 155,3%.

Gostou? Compartilhe!

Author picture