Operação Verão no litoral do Paraná. 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr |
A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, por exemplo, mantém quatro equipes no Litoral – em Ipanema e Caiobá e duas itinerantes percorrendo os demais balneários – para promover atividades recreativas, como danças e brincadeiras. Nos pontos fixos, são disponibilizados materiais esportivos e foram montadas quadras de vôlei, futebol, frescobol e peteca na areia.
Operação Verão no litoral do Paraná. 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr |
Operação Verão no litoral do Paraná. Na imagem, Giovana Horming 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr |
A economista Larissa Conceição, de 30 anos, que passa a temporada de verão no balneário há mais de 20 anos, elogiou as obras de revitalização. “A estrutura do balneário está mais organizada, o comércio mais planejado, a passagem dos banhistas da areia até a rua está melhor a cada ano”, declarou.
“O que mais gosto do Litoral paranaense é a sensação de segurança. Conhecemos várias pessoas, o público que frequenta e também vemos o trabalho dos guarda-vidas e da polícia. São várias viaturas ao longo da avenida que fazem patrulha durante a noite. Assim ficamos mais tranquilos”, afirmou Larissa.
A revitalização da Avenida Atlântica, em Caiobá, também é motivo de elogios por parte dos veranistas. A orla recebeu nova pavimentação, iluminação em LED, calçadas, pistas para caminhada, ciclovias, pontos de ônibus, faixas de estacionamento para veículos, paisagismo e sinalização.
Operação Verão no litoral do Paraná. 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr |
O policial militar Davi Henrique, de 25 anos, visita o Litoral paranaense todos os anos com a família e destacou a melhoria na infraestrutura das praias, principalmente em Caiobá. “A orla está mais estruturada, está melhor para se locomover, antigamente ficava um congestionamento muito grande e agora está muito melhor”, disse.
Ele também elogiou a presença de um maior efetivo militar que, segundo ele, melhora a sensação de segurança. “É necessário um efetivo maior porque, ao mesmo tempo que pessoas de bem vêm à praia, os mal intencionados também frequentam. Acredito que a Polícia Militar e o Governo do Estado fazem um bom trabalho”, afirmou.
COMÉRCIO – Para os comerciantes do Litoral, a temporada de verão é sinônimo de lucro. Nenerli Buhrer é de São José dos Pinhais e desceu para a praia com sua barraquinha de churros. As vendas em Pontal do Paraná superaram as expectativas.
Operação Verão no litoral do Paraná. Na imagem, Nenerli Buhrer 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr |
A comerciante Flavia Paschoarelli tem 28 anos, a mesma idade do quiosque onde atende na Praia Mansa de Caiobá. “Minha mãe abriu este quiosque quando estava grávida de mim”, contou. Para ela, a melhoria ao longo dos últimos anos tem sido nítida. “A revitalização da orla de Matinhos e a iluminação da Praia Mansa com as lâmpadas de LED deixaram tudo muito melhor. O turista está aproveitando muito e nós, comerciantes, também. Nossas vendas estão melhorando cada dia mais”, afirmou.
Sanepar faz limpeza das areias e disponibiliza duchas ecológicas e cadeiras anfíbias
Dentro das ações do Verão Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é responsável pela limpeza das areias das praias paranaenses. São mais de 60 quilômetros de areias higienizadas todos os dias com máquinas saneadoras. Os equipamentos peneiram a areia e retiram resíduos menores, auxiliando na eliminação de elementos patogênicos que podem causar doenças. Nesse trajeto, 96 trabalhadores também fazem a coleta manual de resíduos sólidos.
Em um mês, a empresa já retirou 523 toneladas de resíduos das areias, com uma média diária de 15,86 toneladas. “Vemos que a limpeza é diária, às vezes ocorre mais de uma vez por dia. A praia limpa é muito mais agradável”, disse a economista Larissa Conceição, de Curitiba, que passa a temporada em Ipanema.
Outro serviço disponível para os banhistas são as 55 duchas ecológicas instaladas pela Sanepar em dez pontos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. “São bem gostosas, você sai da água e já pode entrar na ducha para tirar o sal, é muito bom. Está aprovado”, elogiou a aposentada Terezinha Wanabe, de 60 anos, que utilizou a ducha instalada na Praia Mansa de Caiobá.
ACESSIBILIDADE – Além disso, a empresa conta também com três cadeiras anfíbias, que permitem que deficientes ou pessoas com baixa mobilidade possam tomar banho de mar. A atividade é desenvolvida em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e está disponível nas praias Mansa de Caiobá, Pontal do Sul, próximo à rodovia, e em Guaratuba, em frente à Associação dos Magistrados.