O dia 19 de agosto é o dia Nacional do Ciclista no Brasil. Muitas pessoas dão os parabéns, mas poucos sabem que a data tem um objetivo bem maior.
Ivan Mendes Foto: Clóvis Vargas
Ciclista, Biker, Bicicleta, Bike, Magrela.
O nome não importa. Tampouco importa se pedala muito ou pouco. O importante mesmo é pedalar.
E ciclista que é ciclista de verdade é amigo, é parceiro, é irmão, é guerreiro. Ciclista de verdade tem amor e respeito ao próximo. Ciclista de verdade preserva a natureza e procura fazer do mundo um lugar melhor pra se viver.
Há uma dúvida sobre a data correta do Dia do Ciclista. Alguns dizem ser dia 15 de abril, outros 19 de agosto, 13 de outubro e 08 de dezembro. Mas é 19 de agosto dia Nacional do Ciclista.
Foto: Ivan Mendes © Lobi Cicloturismo
Dia 15 de abril é considerado o Dia Internacional do Ciclista, porém não encontramos muita referência sobre isso.
Já o dia 8 de dezembro é considerado pela Confederação Brasileira de Ciclismo como a data oficial, pois é a comemoração de Madonna Del Ghisallo, considerada padroeira dos Ciclistas. Porém há um conflito já que a data da consagração por Pio XII foi em 13 de outubro.
Oficialmente, é 19 de agosto dia Nacional do Ciclista no Brasil. Esse dia foi escolhido para homenagear Pedro Davison, ciclista e biólogo que morreu em 2006 atropelado em Brasília.
O caso ganhou repercussão e mobilizou pessoas e movimentos de todo o Brasil. Tanto que a história foi tema de um curta-metragem filmado em 2018. Intitulado Lulu Vai de Bike, o filme é protagonizado por Luiza Davison, que percorre as quadras de Brasília falando sobre os cuidados que uns devem ter com os outros no trânsito. A obra, até então, era apresentada apenas em festivais. Hoje, ela já pode ser assistida pela plataforma de vídeo Vimeo.
Então, está definido como 19 de agosto dia Nacional do Ciclista.
2 Comments
A decisão de voltar a pedalar foi uma das melhores que tomei em toda minha vida
“Sábia decisão Bino”