6º Desafio Santa do Paredão de Cicloturismo em Jaguariaíva

O fim de outubro será marcado em Jaguariaíva pela Festa da Santa do Paredão e junto da festa acontece o 6º Desafio de Cicloturismo, nesse 29 de outubro, que será realizado junto ao “Circuito Ecoturístico e Religioso SANTA DO PAREDÃO”, festa religiosa tradicional organizada pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Pedra Fria.

Ciclista no topo do paredão. Foto: Divulgação

Esta festa era realizada no mês de maio e foi transferida para o mês de outubro por causa da instabilidade do tempo existente entre os meses de abril à junho.

Este ano, para a participação dos cicloturistas, pede-se doações para o Asilo Lar Bom Jesus que precisa da ajuda da comunidade. O custo de inscrição para a participação poderá ser escolhido entre os seguintes itens:

  • 2kg de alimento não perecível
  • 1 Pacote de Fraldas Geriátricas – tamanhos G ou GG
  • 1 Toalha de Banho
  • Kit Lençol Solteiro C/Elástico
  • Kit (1 Shampoo + 6 Sabonetes)
  • 1 Pacote de Papel Higienico C/ 12 unidades

Os itens, serão recebidos no local de saída, no dia do evento e as inscrições devem ser feitas pela internet no site dos organizadores do desafio (CLIQUE AQUI).

A concentração dos bikers será na Praça Dr. Getulio Vargas – Centro – Jaguariaíva PR, em frente a antiga prefeitura. a partir das 07:00 da manhã com previsão de saída as 08:00, para que assim possam curtir o pedal, até o local da festa.

O percurso terá um total de ida/volta 48Km de distância levados no ritmo do cicloturismo para que possamos curtir as belezas naturais da região, tendo como parada principal o local da festa, onde iremos repor as energias, saboreando lanches ou belo churrasco no velho espeto de pau, no pé do Paredão da Santa.

Os lanches, porções, bebidas e churrasco são vendidos no local pela organização da festa no Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria.

Celebração religiosa em anos anteriores reuniram centenas de pessoas. Foto: Divulgação


Programação religiosa no local da Festa da Santa do Paredão

05:00h – Início da caminhada saindo do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria até o local da festa.
08:00h – Saída do Pedal da Praça Dr. Getúlio Vargas – Centro – Jaguariaíva PR
10:30h – Missa Campal
12:00h – Praça de Alimentação (Churrasco, Porções, Lanches, Sucos, Refrigerantes, etc)
13:00h – Apresentações Culturais – Com artistas regionais.
17:00h – Encerramento

O grupo retornará ao pedal a partir da 13:30 para o retorno a cidade, com algumas paradas obrigatórias no Açude/Cachoeira da Trevo, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Lago Azul e enfim chegaremos na cidade.

Mais informações através do e-mail: mazobikers@gmail.com ou Whatsapp (43) 98821-2099

Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana 

Santa do Paredão/Serra Velha

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana é uma Unidade de Conservação criada pelo Decreto Estadual nº 1.231, de 27 de março de 1992.

Jaguariaíva detêm 53% de seu território dentro da APA (aproximadamente 772 km²), a qual abrange terras de 13 municípios paranaenses, tendo uma área total de 392.363,38 hectares. Segundo o plano de manejo, o objetivo da APA é: “assegurar a proteção do limite natural entre o Primeiro e o Segundo Planaltos Paranaenses, inclusive faixa de Campos Gerais, que se constituem em ecossistema peculiar que alterna capões da floresta de araucária, matas de galerias e afloramentos rochosos, além de locais de beleza cênica como os cânions e de vestígios arqueológicos e pré-históricos.”

Região onde acontece o evento. Foto: Divulgação

Santa do Paredão é o nome dado a um local específico da APA para onde ocorre peregrinação, romarias e cavalgadas ao longo do ano. O local leva esse nome devido a uma lenda, que conta de uma antiga família que morava em cima da Escarpa e possuía uma pensão onde os tropeiros paravam. 

Contam que um tropeiro teria engravidado a menina Emídia, filha dos donos da pensão, e que seu pai, pela moral da época, transtornado com o fato da gravidez atirou a menina de cima do Paredão. Diz-se ainda que Emídia não estivesse grávida, e sim sendo perseguida por um tropeiro, até não ter por onde escapar e acabou se atirando do paredão.

Fala-se que o tropeiro envolvido na lenda realizou expedições à procura do corpo de Emídia e nada encontrou, a não ser uma imagem gravada no alto do paredão, que hoje é atribuída a Nossa Senhora Aparecida e o local conhecido como Santa do Paredão, Paredão da Santa ou ainda Serra Velha. 
Na época do tropeirismo, por ali passava o chamado “Caminho do Viamão”, sendo os Tropeiros os maiores divulgadores da historia da Santa.
Desde o ano de 1997 o Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria organiza uma romaria e uma missa na Santa do Paredão, sempre no último domingo de Maio. Os romeiros percorrem os 22 km que separam a Serra Velha da cidade a pé, de carro ou a cavalo. 
Ao longo do ano, grupos de CTGs da região promovem várias cavalgadas, saindo inclusive de outras cidades, cavalgando por estradas de chão, até chegar à Santa do Paredão. O local não dispõe de infraestrutura para visitação.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário