Grupo pedala no roteiro Costa Verde & Mar. Foto: ODP |
Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.
A Costa Verde & Mar, localizada na região centro norte do Estado de Santa Catarina, se consolida como região turística detentora de inúmeras opções de lazer e entretenimento para todos os públicos, belezas naturais, exuberantes, gastronomia típica e temática, manifestações culturais variadas, compras e muito mais.
Situada no litoral norte catarinense, a apenas 83 km da capital, Balneário Camboriú conquistou espaço como um dos destinos turísticos mais procurados e desejados do Brasil. Modernas construções se unem às belezas naturais para apresentar o que a capital catarinense do turismo tem de melhor: belas, praias, prédios contemporâneos, gastronomia, vida noturna e Mata Atlântica.
Boa infraestrutura urbana, índices de saúde comparáveis aos de países europeus, tranquilidade e segurança conquistam quem chega à Balneário Piçarras. Com localização privilegiada, às margens da BR-101 e próxima dos principais centros de lazer e compras do Estado, a cidade combina belezas naturais, desenvolvimento e qualidade de vida.
Bombinhas, península do litoral norte de Santa Catarina, é considerada um verdadeiro santuário natural. Cercada por baías, costões, enseadas e por mais de 30 belas praias compostas por belezas diferentes, o município tem como sua maior fonte de renda o turismo, que atualmente é à base de sustentação da cidade.
Já Camboriú, está estrategicamente localizado, as margens da BR-101, entre Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Brusque – com 211km² de extensão sendo 177 km² de área rural – dispõe de recantos e belezas naturais, cachoeiras, pousadas rurais, pesque-pague e trilhas.
O município de Ilhota é conhecido como a Capital Catarinense da Moda Íntima e da Moda Praia, título recebido do governo estadual pela grande quantidade de empresas dedicadas ao setor.
Considerada o maior centro pesqueiro e principal exportadora de produtos congelados do Brasil, a cidade de Itajaí mistura o forte ritmo das atividades portuária, comercial e universitária ao turismo, com suas praias mundialmente conhecidas, povo hospitaleiro e rica cultura, atrativos que encantam os visitantes.
Localizada em um cenário litorâneo com belas paisagens e com a natureza exuberante da Mata Atlântica, Itapema divide seu charme natural com a efervescência de uma cidade com construções modernas e vida própria, onde não faltam opções de lazer o ano todo.
O município de Luíz Alves oferece aos turistas atrativos naturais, culturais, religiosos e de aventuras. A herança dos primeiros colonizadores alemães e italianos está presente no dia a dia dos moradores, seja no estilo das casas típicas e da comida e das festas de rei e rainha do tiro.
Navegantes herdou de seus colonizadores açorianos a tradição pela pesca e construção naval. É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescados da América Latina, exportando para o mundo, além de possuir o Terminal Portuário de Navegantes, um dos mais modernos do país.
Penha é uma cidade que congrega lazer, história, gastronomia, natureza e clima de vila de pescadores. A natureza foi generosa com a cidade: são 19 distintas e lindas praias distribuídas em 31 km de orla marítima. Você pode desfrutar de paisagens singulares, tranquilidade e sossego junto ao mar.
Porto Belo está localizada na bela e privilegiada região norte do litoral catarinense. A escolha do nome da cidade se deu pelas paisagens magníficas, que reúnem a beleza das praias e a preservação da mata atlântica, aliados aos costumes herdados dos colonizadores açorianos e preservados com o passar dos anos.
Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luiz Alves. Num total de 257 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.
Depois de realizada a viagem, caso o cicloturista queira receber seu certificado, basta enviar para o email citmar@amfri.org.br imagens que comprovem a passagem do cicloturista pelos 11 municípios. Pode ser nos totens, nos parceiros ou nos pontos turísticos da Região.