Pedal Buraco do Padre Foto: Arnaldo Pego
Onde tudo começou:
O início de tudo foi quando o Cezar Rosalinski, administrador do grupo, comprou uma Caloi Supra de 21 marchas. Nessa época, ele pedalava sozinho e ficava maravilhado em poder chegar do Capão Raso ao Parque São Lourenço (bairros de Curitiba). Em 2011, o Cezar comprou uma MTB e tinha apenas 3 amigos para pedalar.
O Grupo:
O Bike Portão estreou em meados de 2013, época em que o pedal era feito na Aerobikes. Naqueles tempos, eles começaram a se reunir defronte à loja. Mais tarde, em 22 de fevereiro de 2014, nasceu o Bike Portão, inicialmente com ajuda da Kia Unika, especialmente do Mauro Kunen, gestor das áreas de vendas e pós vendas da concessionária da marca Kia, que cedeu o espaço para estacionar os veículos no interior da loja. Com o passar do tempo, o Mauro não pode mais acompanhar todos os pedais de terça-feira, devido ao ritmo alucinante que uma concessionária de veículos tem.
O grupo continuou a se reunir defronte a Kia Unika (atual Divesa), até os dias de hoje, pois o local acabou virando um “point” de encontro.
Grupo Bike Portão. Foto: Ivan Mendes
Logo começaram a aparecer mais pessoas, amigos de amigos. Foi quando ele conheceu o pessoal da loja Aerobikes, no bairro Portão, e passou a liderar o seu primeiro grupo de ciclistas promovendo pedais uma ou duas vezes na semana. O seu carisma e atenção com os novatos levou a ser carinhosamente chamado por Cezinha e os ciclistas começaram a surgir de inúmeros bairros próximos e também distantes. Essa somatória incessante de ciclistas levou o Cezar a pensar mais e mais sobre o “movimento” que estava sendo criado.
Adriana Fernandes e Cezar Rosalinski. Foto: Ivan Mendes
Essa fissura pela inovação e segurança levou o grupo de líderes (nomeados de anjos) a organizar-se sob a liderança do Cezar e discutir previamente os trajetos, orientar o grupo sobre como pedalar coletivamente, prevenção de acidentes e comunicação entre os ciclistas.
A busca incessante pelo novo levou o grupo a criar algumas edições de pedais longos em algumas madrugadas de sexta feira. Estes pedais sazonais, acontecem em datas previamente agendadas. O “Madrugabike” tem edições esporádicas com trajetos urbanos e longos, acima de 80 km e tem horário de partida a 00:00 de sábado.
Esse “moment” de desafio é que move o coração do grupo e de seus integrantes.
O grupo hoje tem um forte esquema de segurança, criado pelos Bike Anjos. A comunicação através de rádios (inédito ou raro entre os grupos de pedal) mantém o pelotão uniforme, seguro e dita o ritmo das pedaladas. A escolta e comunicação feita por estes Anjos assegura o grupo em cruzamentos e alerta à todo tempo sob os aspectos de atenção à segurança coletiva. Embora haja uma rotatividade de Bike Anjos, o Bike Portão sempre conta com o apoio do João Navarro, Ivan Mendes, Ciro Rauth, Marcio Fernandes, Ivan Stori, Edmir Adam, Rogério Falcão, Zama, Amélie entre outros. A Adriana Fernandes, também administradora do grupo, é responsável por toda a comunicação pré e pós pedal através das redes sociais. Além disto, colabora com na criação de percursos e pedais diferenciados.
Grupo Bike Portão. Foto: Sartori
Além do tradicional pedal das terças feiras, de nível relativamente forte com distancias superiores a 45km com uma parada para reabastecimento e hidratação, o grupo promove pedais especiais nos finais de semana com desafios ainda maiores: pedais off road que exigem um preparo físico mais apurado dos participantes. Estes pedais normalmente ultrapassam os 100 km e não tem horário definido de retorno. Esta disposição de mais tempo nos finais de semana, derivam do desafio proporcionado com altas altimetrias, longas distancias, e um desgaste maior dos participantes que são recompensados por lindas paisagens, rios, cachoeiras nos percursos e lógico, o prazer da superação.
O grupo também promove algumas ações de cunho social com arrecadação de alimentos e mantimentos para algumas entidades filantrópicas. Toda ação é previamente comunicada aos ciclistas.
Visite o site do Bike Portão e conheça mais.
Por Adriana Fernandes e João Navarro
Respostas de 3
Tenho orgulho em fazer parte deste grupo! Parabéns Cezar e Adriana pela organização!
Primeiramente, parabéns pelo profissionalismo. Conheci este grupo Bike Portão assim que cheguei em Curitiba, há um ano atrás.
Novos desafios, novas amizades, roteiros maravilhosos. Sensações únicas. Vocês ganharam a minha confiança. Sinto-me totalmente segura em
acompanhar os roteiros planejado com todo carinho e dedicação por nossos líderes Cezar Rozalinski e Adriana Fernandes…
Muitíssimo obrigada por ter me acolhido tão bem, razão pela qual eu permaneço no grupo até hoje. Bike Portão e toda equipe de anjos que compõe o grupo…Parabéns!!!
Muito legal, nosso trabalho sempre foi em favor do esporte e da confraternização, obrigado Ivan Mendes pela lembrança