A importância da sinalização para cicloturismo
A princípio, quando um ciclista decide realizar uma cicloviagem ou simplesmente pedalar por uma rota ciclável, o primeiro aspecto a ser considerado são as ciclo estruturas. Dentre elas estão a informação, os atrativos, a alimentação, a hospedagem, e claro, a segurança de um sistema autoguiado e intuitivo. Por isso, a importância da sinalização para cicloturismo.
Cicloturismo Autoguiado
No exterior é muito comum existirem as atividades autoguiadas. Seja de carro, bicicleta ou a pé, os turistas contam com uma boa estrutura de sinalização, possibilitando a autonomia na experiência, parando onde quiser e por quanto tempo desejar. Um exemplo disso, é o Eurovelo, uma rota que interliga países europeus com mais de 80 mil quilômetros cicláveis autoguiados.
Assista no vídeo como e porquê desenvolver o cicloturismo autoguiado:
A sinalização aqui no Brasil
Infelizmente, no Brasil, a sinalização turística ainda não é tão bem trabalhada, em alguns lugares inexistem ou é precária, portanto, o planejamento para esse tipo de turismo autoguiado ainda não é recomendável no país. Contudo, uma sinalização turística de qualidade garante a segurança dos usuários, assim como o desenvolvimento responsável do turismo. Nesse sentido, enfatizamos a importância da sinalização para cicloturismo autoguiado.
Sinalização para o Cicloturismo
Da mesma forma que uma sinalização deve ser intuitiva e de qualidade, ela precisa ser projetada para um público abrangente. Ou seja, falar uma linguagem universalizada, de fácil compreensão que contemple todos os idiomas.
Conceito da sinalização
Contudo, a técnica mais eficiente encontrada para a sinalização do cicloturismo autoguiado, é através de pictogramas.
Em outras palavras, os pictogramas são sinais que, através de uma figura ou de um símbolo, permitem desenvolver a representação de algo. Certos alfabetos antigos foram criados em torno de pictogramas.
Materiais das placas
Primordialmente, materiais como metais ferrosos e não-ferrosos tratados, plásticos reforçados com fibra de vidro e compensados de madeira com resina impermeabilizadora são utilizados em placas de sinalização. No entanto, a sinalização não são apenas placas necessariamente.
A escolha do material empregado deve respeitar os seguintes critérios:
- adequação às normas da ABNT;
- durabilidade e compatibilidade entre os materiais da placa e o da película ou pintura;
- condições climáticas e atmosféricas.
Sinalização é comunicação visual!
Em síntese, uma sinalização intuitiva orienta, auxilia e direciona o usuário de forma que ele evite imprudências, tome cuidados necessários, planeje a sua rota e não fique como uma “barata tonta” num lugar que desconhece ou do qual pouco sabe a respeito.
Afinal, o cicloturismo que até então tinha um perfil restrito a um público predominantemente masculino entre 25 e 45 anos agora passa a contar com famílias e grupos com diversidade de gêneros. Esses grupos, têm buscado viver experiências de viajar para destinos com boa estrutura cicloviária, portanto, caminhos autoguiados estimulam o turismo e consequentemente podem gerar renda às comunidades. Por isso, a importância da sinalização para cicloturismo.
Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.