Semana Mundial do Brincar: 62 escolas e creches oferecem atividades. -Na imagem, crianças do CMEI Gramados. Curitiba, 23/05/2017 Foto:Divulgação
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Na manhã desta terça-feira (23/5), as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Gramados, no Pinheirinho, andaram de bicicleta e motoquinha. “Elas estavam ansiosas por este dia”, diz a diretora da unidade, Maria Iraíde de Almeida. Parte da rua ao lado da unidade foi isolada para a brincadeira, para que as crianças pudessem se divertir de forma segura.
Na segunda-feira (22/5), primeiro dia da Semana do Brincar, elas participaram de brincadeiras antigas e puderam brincar na piscina de bolinhas. Nesta quarta-feira (24/5), os pais serão convidados para a brincadeira. Em cada unidade participante, há uma programação diferente.
Brincar é uma linguagem
“Criança que brinca é criança saudável, que desenvolve todo seu potencial. É preciso respeitar o tempo da infância, promover brincadeiras ao ar livre e dar espaço para o contato com a natureza”, diz a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Elidete Hofius. “O brincar é uma das linguagens da criança, através da brincadeira ela interage com o mundo, interpreta o ambiente em que vive.”
Semana Mundial do Brincar: 62 escolas e creches oferecem atividades. -Na imagem, crianças do CMEI Gramados. Curitiba, 23/05/2017 Foto:Divulgação
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De acordo com a diretora, a rotina dos centros municipais de educação infantil já compreende o tempo para a brincadeira. “A Semana Mundial do Brincar é um convite à reflexão sobre a importância da brincadeira em todas as fases da infância. Além dos professores, queremos que os pais percebam a riqueza desta fase da vida, que permite o espaço para a fantasia e imaginação. E isso vai fazer diferença na vida do jovem e do adulto”, completa a especialista em Educação Infantil.
A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados à infância em todo o país. Haverá atividades em espaços públicos e privados, escolas, museus, ruas, praças, parques e outros.
A meta da Semana Mundial do Brincar é mobilizar famílias, educadores e adultos de todas as idades para um período especial com as crianças. O tema escolhido para este ano foi O Brincar que Encanta o Tempo. A Aliança defende que o tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta.
Brincadeiras favoritas
Pesquisa feita pela Secretaria da Educação em 2015 revelou as brincadeiras preferidas dos curitibanos. Com base nas lembranças de cerca de 3.200 profissionais da Educação e aproximadamente 6.300 familiares de crianças da rede municipal, o estudo mostrou que o jogo de betes, o esconde-esconde, e a amarelinha, todos jogos tradicionais, são as brincadeiras favoritas dos participantes da pesquisa. O betes representou 33,5% da preferência, o esconde-esconde, 31,2% e a amarelinha ficou com 29,8%.
O esconde-esconde é a primeira da lista nas regionais Santa Felicidade, Boa Vista e Bairro Novo. O jogo de betes é o preferido nas regionais CIC, Pinheirinho, Boqueirão, Cajuru, Portão e Matriz. Na época do estudo, a Regional Tatuquara ainda não existia.
Semana Mundial do Brincar: 62 escolas e creches oferecem atividades. -Na imagem, crianças do CMEI Gramados. Curitiba, 23/05/2017 Foto:Divulgação |
Além dos jogos tradicionais, a pesquisa mostrou que as brincadeiras de faz de conta também estão presentes nas lembranças dos profissionais e pais, como a brincadeira de casinha.
Com relação aos espaços onde os pesquisados brincavam estão a rua para 56,3% e os quintais das casas para 28,9%. Espaços como dentro de casa ou apartamento, casa dos avós, parquinho e outros locais representaram 14,8% das respostas.