![]() |
Turma que participou do pedal em Prudentópolis. Foto: Oksana Jadvizak / Secretaria de Turismo de Prudentópolis / Divulgação |
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Turismo, Emater, e da Comunidade São João Batista de Papanduva de Baixo. A caminhada teve um percurso de cerca 12 quilômetros e o passeio ciclístico foi feito em mais de 50 quilômetros.
Prudentópolis é a segunda maior cidade da região centro sul e centro oeste do estado, estando apenas atrás de Guarapuava. A cidade possui arquitetura moderna com várias construções que lembram os imigrantes ucranianos. Está a 203 km do município de Curitiba, capital do estado do Paraná.
O município possui uma altitude média de 1500 metros acima do nível do mar. Está situado entre o Segundo Planalto do Paraná (Planalto de Ponta Grossa) e o Terceiro Planalto do Paraná (Planalto de Guarapuava). Apresenta diversas serras, sendo as principais a Serra da Esperança, Serra da Gralha, a Serra da Rita e a Serra da Barra Grande, e ainda diversos morros acima de 1800 metros, entre eles o Morro Morungava (ou Chapéu), o Morro Trombudo e o Trombudinho e ainda o Cerro Preto e o Cerro Azul e dezenas de cachoeiras.
A Caminhada Internacional na Natureza já é uma festividade tradicional em Prudentópolis. Nesse 2017 foi realizada a terceira edição. Já o Pedal, foi o pioneiro com grande argumento para mais edições sempre brindando os participantes com natureza, confraternização e cultura.
As “Caminhadas Internacionais da Natureza” são promovidas no mundo todo para estimular o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais. No Brasil, são 500 circuitos e quase 150 deles estão no Paraná. A caminhada de Prudentópolis tem essa característica de “apresentar” as peculiaridades do município aos visitantes e até para os próprios moradores.
A caminhada é uma atividade, geralmente desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais, obtendo os seus praticantes os benefícios inerentes à prática de atividades de ar livre, funcionando ainda como uma forma de escapar ao stress e sedentarismo do dia a dia, permitindo ao mesmo tempo um maior conhecimento de nós próprios.
Pelo fato de ser praticado na natureza, o passeio proporciona uma interação que incentiva a observação desse meio, levando a um maior conhecimento dos valores naturais, tais como a fauna, flora, etc. O que deve contribuir para promover o seu respeito, através da sensibilização e educação ambiental, além disso, ele geralmente é praticado em grupos, tanto familiar, quanto de plenos desconhecidos.