Neste final de semana os amigos do Lobi, estiveram mapeando, pedalando e andando nos campos gerais em Ponta Grossa/PR, lugar de natureza exuberante com cachoeiras, rios, represas, montanhas, estradas acessíveis, ideal para a prática do cicloturismo e do “moutain bike.” Por lá visitamos lugares como:
Recanto Botuquara
Uma opção de lazer e diversão. O parque dispõe de piscinas, toboáguas, lago para pesca e bosques, áreas para camping, churrasqueiras, cachoeiras e lanchonete. Situado apenas a 20Km de Ponta Grossa.
Cachoeira das Onças
Local de fácil acesso, 16 quilômetros distante de Ponta Grossa em direção ao distrito de Itaiacoca. Possui um atrativo turístico bastante acentuado, devido a presença de lindas cachoeiras e corredeiras. Perfeito para um passeio de mountain bike e aquele banho para lavar a alma.
Foto: Suely Deguti
Represa de Alagados
Em 1940, com o represamento do Rio Pitangui, teve-se origem um grande lago artificial, popularmente conhecido como Alagados. A represa é responsável pelo abastecimento de água na cidade. Localizado a 20 km do centro da cidade, além de sua importância hídrica para a cidade, este local é uma alternativa de lazer, que oportuniza contato com a natureza, ao ser uma área de preservação ambiental. No Alagados é possível a prática de atividades como a pescaria, a natação, o remo e o Wind-surf, downhill, mountain bike entre outros. Encontra-se neste local, o Iate Clube de Ponta Grossa. A estrada de acesso é composta por espaços rurais que possibilita a contemplação de paisagens belíssimas.
Barragem de Pitangui
O Rio Pitangui é um rio que banha os municípios de Castro, Carambeí e Ponta Grossa. Tem sua nascente no sudeste do Município de Castro; junta suas águas com o rio Jutuva nos limites do município de Ponta Grossa, onde é barrado na represa dos Alagados, que fornece água à cidade de Ponta Grossa. No Município de Ponta Grossa, colhe as águas de vários ribeirões, sendo, o seu principal afluente, o rio Verde. Tem sua foz no rio Tibagi, ainda no município de Ponta Grossa. Seu nome provém do tupi antigo ‘ybapytangy, que significa “rio das pitangas”
Cachoeira Primeira Ponte:
Esta cachoeira é outro espetáculo e pode ser acessada somente de bicicleta ou a pé.
Foto: Suely Deguti
Confira todas as fotos clicando aqui
Respostas de 4
Olá Bomdia
Sou Márcia Dropa, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal e Turismo de Ponta Grossa. Estamos elaborando um Plano para o desenvolvimento de um Polo Turístico Alagados – Itaiacoca. Gostaria de entrar em contato com vcs para uma conversa preliminar sobre o Ciclo Turismo nesta região. Agradeço
Boa tarde, Marcia!
Primeiramente, agradecemos o seu interesse em nos contatar.
O Lobi Ciclotur desenvolve o Ecoturismo focado em capacitação, implantação e gestão de Circuitos para Cicloturismo Autoguiado e Turismo de Aventura.
Para fazer contato clique no link e deixe seus dados que em breve retonaresmo http://lobi.com.br/contato/
Saudações turisticas
Valeu Suely, sempre uma ótima companhia nos pedais. Já estamos prontos para o próximo !
Mais um pedal espetacular Off Road!! Um sol magnífico. Um pedal tranqüilo, seguro e muito divertido com companhias excelentes, Helia S F Puglielli, Fabio Bugov,Ivan Mendes, Silvia Floriano, Emerson Stip Floriano, Pedalamos por lugares lindos e água por todo o lado, rios, riachos, cachoeiras. Diversão certa ao máximo! Obrigada por mais esse dia agradabilíssimo equipe Lobi!! Obrigada pela alegria contagiante de todos!!!