Com alegria, o Lobi Ciclotur esteve, ontem, realizando a primeira visita técnica com vistas a propor futuramente o desenvolvimento de Cicloturismo no Parque de Vila Velha.
Cadu Guimaraes (Eco Parques Brasil), Ivan Mendes (Lobi Ciclotur) e Eduardo Sciarra (Eco Parques Brasil) No evento de assinatura do contrato de concessão do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Foto: Agostinho Creplive
Antes de tudo, o convite veio da Eco Vila Velha, empresa que venceu a licitação do Governo do Estado e tem a concessão desta singular Unidade de Conservação.
Em tempo, vale lembrar que esta ação é resultado da visão moderna do Governo do Paraná em licitar a concessão de Unidades de Conservação para a gestão da iniciativa privada.
Parque de Vila Velha. Imagem: TV Paraná Turismo
Para dar, assim, acompanhamento à Visita Técnica para levantamento de dados para o Cicloturismo no Parque de Vila Velha, tivemos como cicerone a Fernanda Haura, Coordenadora Operacional.
Pedalando forte numa bike assistida da Specialized ( gentileza do Ivo Sieberts- Pedale Bikes Curitiba ), Fernanda nos acolheu e ofereceu uma interpretação especial aos vários traçados, de mais de 80km de percurso.
Passando por duas furnas no interior do Parque, cachoeiras, rios de água límpida, grandes bolsões de mata impenetrável: tudo inspira para o Cicloturismo no Parque de Vila Velha.
Vislumbrando novos potenciais dentro do Parque de Vila Velha. Foto Ivan Mendes Lobi Ciclotur
Sobretudo, sem falar na grande chance de encontrar animais do bioma ali, ao alcance dos olhos, porque a bicicleta privilegia tais encontros.
Trata-se de uma imersão no ambiente natural dos Campos Gerais, um patrimônio sob responsabilidade, não só da Eco Vila Velha, mas de todos nós.
Surpreendentemente, a percepção aguçada de alguns empresários começa a compor a oferta turística local com excelência.
É o feliz caso do empreendimento Meia Lua – Santuário da Vida Silvestre, uma RPPN sob a gestão do lúcido empreendedor Fabiano Rocha, nosso parceiro. Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de UC (Unidade de Conservação) criada pela vontade do proprietário rural. Então, não é necessária a desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
A Visita Técnica objetivou fazer um reconhecimento preliminar da composição tão diversa de atrativos que estarão, em breve, possivelmente ao alcance dos cicloturistas no Parque de Vila Velha.
Porém, vale destacar que a comunidade do entorno, e aquelas lindeiras às zonas de amortecimento, também estarão contempladas nestes caminhos e trilhas para o cicloturismo guiado e autoguiado. Outras propriedades parceiras, como Adega Porto Brazos, Cachoeira da Mariquinha e o Buraco do Padre são importantes pontos de referência que somam à oferta deste novo em potencial produto turístico responsável.
Inegavelmente, é com esta disposição de marcar, em definitivo, a chegada do nosso projeto de possibilitar, futuramente, o Cicloturismo no Parque de Vila Velha e Campos Gerais, que vamos adiante, com nossos parceiros já citados na matéria.
Um dos cenários naturais mais emblemáticos do Paraná, possivelmente, terá plena capacidade de visitação interpretativa a bordo de bicicletas. Quem sabe?
Fernanda Haura com as E-bikes Specialized Turbo Levo nos Campos Gerais. Foto Ivan Mendes Lobi Ciclotur
Isto já foi o sonho de muitos cicloturistas. Damos, possivelmente, com a Eco Vila Velha, um passo para o futuro na história do cicloturismo no Paraná.
Estamos preparando tudo para o momento seguinte à pandemia. Nossos parceiros cicloturistas já sabem!
Quem sabe levamos o nosso projeto de Cicloturismo no Parque de Vila Velha de sonho à realidade.
Vem com a gente!?
Créditos: Ivan Mendes – Texto: Therbio Felipe
4 Comments
Percurso lindo! Bike sensacional, muito segura e confortável.
As E-bikes são excelentes.
Годнота
[…] preço, injusto de ser pago com vidas. Incontáveis unidades de conservação pelo mundo, como o Parque de Vila Velha, estão se adaptando para acolher visitantes. Porque será que algumas pessoas ainda não se […]