A premiação está prevista para o final de outubro. As cinco edições da premiação registraram mais de 275 projetos cadastrados. Entre os concorrentes, 60 casos de sucesso foram premiados pela adoção de práticas sustentáveis na atividade turística. A edição 2017 coincide com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, determinado pela ONU e conta com a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT).
“O ministério do Turismo é parceiro da premiação e incentiva a sustentabilidade dos negócios e prestadores de serviços turísticos com ações inovadores em sintonia com o meio ambiente, a comunidade e a cultura local”, destacou Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável do MTur.
Para cadastrar a proposta no site da Braztoa, o interessado deverá responder algumas perguntas, fazer um resumo do projeto e enviar uma apresentação do que ajude a demonstrar a sustentabilidade do negócio ou serviço que concorre ao prêmio. Poderão ser inscritos projetos de operadoras de turismo e agências de viagem, além dos meios de hospedagem englobam hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada e flat, entre outros como albergues e campings.
Os resorts serão avaliados como uma subcategoria, dentro de meios de hospedagem. A Braztoa também premia parceiros do turismo como companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações não governamentais e instituições governamentais, além de instituições de ensino com projetos inovadores.
Serão avaliados critérios de sustentabilidade como impactos ambientais, socioculturais e econômicos; incentivo ao turismo sustentável; viabilidade financeira do negócio e a abrangência das ações desenvolvidas pela empresa. Cada categoria pode indicar até três projetos que serão submetidos aos jurados e uma consultoria técnica. Haverá apenas um vencedor por categoria, além da premiação máxima para a proposta que se destacar entre todos os projetos e categorias. Os vencedores ainda ganharão destaque com a divulgação de uma Coletânea de Cases de Sustentabilidade, que é lançada anualmente. Além da visibilidade, os vencedores do prêmio terão suas ações detalhadas para que sirvam de exemplo para outros segmentos do turismo.