Como gerar renda com o cicloturismo

Como elaborar a sinalização para cicloturismo.

Como gerar renda com o cicloturismo

Antes de mais nada, quando se pensa em como gerar renda com o cicloturismo é indispensável primeiramente a elaboração de um projeto profissional. Nesse sentido, para desenvolver rotas de e circuitos atrativos, são indispensáveis elementos primordiais, tais como a participação de especialistas em cicloturismo, turismo, gestão e marketing.

Ciclistas turistas aproveitam o pedal em grupo e aprendem como gerar renda com o cicloturismo.
Cicloturismo sustentável gera renda. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Cicloturismo profissional

No entanto, a chave para o sucesso de um destino de cicloturismo é o desenvolvimento profissional, com a experiência de ciclistas que entendam os benefícios do cicloturismo, turismo rural, aventura e ecoturismo, cultura e gastronomia. Caso contrário, o destino estará destinado ao fracasso.

Um bom exemplo no vídeo. Assista:

Conquistar a comunidade e o cicloturista

Porém, não basta ser um ciclista que conheça a região. Em outras palavras, os caminhos cicláveis devem ser desenvolvidos como produtos que atendam às necessidades do público, garantindo também a ciclomobilidade da população local. Por isso, é importante que as comunidades compreendam por que estão sendo incluídas no contexto e conheçam claramente os benefícios que terão.

Barragem do rio dos toros em Bom Jesus e Como ganhar dinheiro com rotas de cicloturismo
Cicloturismo e aventura no Rio Grande do Sul. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Como ganhar dinheiro com rotas de cicloturismo

Entretanto, para gerar renda com rotas e circuitos de cicloturismo, é preciso ter habilidade para conquistar o público turista, pois são eles que se hospedam, compram souvenirs e impulsionam a economia local.
Por isso, o profissionalismo no desenvolvimento de circuitos de cicloturismo é essencial para evitar a frustração dos clientes, prevenindo assim críticas negativas à reputação do destino.

Entenda melhor com este vídeo: Assista:

Capacitação de territórios para o cicloturismo

Ou seja, um projeto de desenvolvimento profissional e capacitação de territórios para o Cicloturismo entrega benefícios duradouros às comunidades, ao contrário de eventos sazonais que não integram a população local e os visitantes. Por isso, que o cicloturismo bem desenvolvido é uma iniciativa permanente, enquanto um evento é temporário.

Ivan Mendes com a comunidade protetora dos animais em como ganhar dinheiro com rotas de cicloturismo
Ivan Mendes com a comunidade protetoras dos animais. Foto: Maycon Hoffmann – RPC TV Globo

Politicas públicas para o cicloturismo

Ainda mais, em um país com uma extensão territorial tão grande, com características tão favoráveis, com um perfil de público cada vez mais adepto, deveríamos ter mais políticas públicas engajadas na missão de como gerar renda com rotas de cicloturismo. Afinal, as oportunidades estão aí, basta atender e fazer o dever de casa da forma correta.

Como gerar renda com o cicloturismo autoguiado, sinalizado e capacitado.
Cicloturismo autoguiado no Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

E o melhor de tudo isso é que não requer grandes investimentos.
Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.

Por Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855