Como transportar a bicicleta no carro sem o risco de acidentes ou multa

Quem viaja de carro precisa saber: qualquer objeto solto na cabine pode virar arma letal em caso de acidente. Mesmo objetos pequenos fazem um grande estrago em caso de desaceleração abrupta. Por conta disso, o local correto para malas é dentro do porta-malas. Além disso, no Brasil, você não deve ultrapassar a altura do limite superior dos bancos traseiros (os carros nacionais, inclusive, usam essa referência como medida de capacidade do volume do bagageiro sempre que possível). Autoridades de trânsito vão observar este detalhe, também, em uma eventual vistoria: passou do limite, encobriu a visibilidade do retrovisor interno, está irregular. A multa por levar bagagem mal-acondicionada é de R$ 127 e cinco pontos na carteira do motorista.

Se optar por colocar a bike em suportes fora do veículo, fique ligado: ao utilizar suportes de teto, verifique a altura total do conjunto (carro + suporte + bicicleta). Essa altura do conjunto não pode ultrapassar o padrão de 4,40 metros. Do contrário, vai estar irregular por poder se enroscar em placas de sinalização, fios elétricos, varões de acessos baixos e mesmo na porta da sua garagem! Há a questão da segurança e dos dados ao seu patrimônio e outras estruturas.

Para suportes na traseira do veículo, atente para não encobrir placa e luzes da lanterna: isso é proibido. O suporte também não pode ser mais largo que o carro. Se o conjunto bike + suporte tapar lanternas ou a placa do carro, o Detran orienta a solicitação de placa secundária, que deve ser fixada na extremidade do próprio suporte. Este também deverá ter lanternas sobressalentes.

Gostou? Compartilhe!

Author picture