Conheça a história e os roteiros do cicloturista Fabio Strapasson

Um curitibano de 38 anos, formado em Educação Física, trabalhou como mecânico de bicicletas entre os anos de 1992 e 1996 e utiliza a bike para fazer suas aventuras e conhecer novos lugares.


Possui vasta experiência com bicicletas, cicloturismo e demais esportes de aventura, realizando sua primeira cicloviagem em 1993, saindo de Curitiba com destino a Matinhos com um total de
125 km; E desde então vem somando a cada ano novas cicloviagens e aventuras em seu currículo.

Suas cicloviagens têm por objetivo unir duas paixões: Bike e viagem – Uma maneira diferente de viajar, conhecer novos lugares, aproveitar as paisagens, interagir com as pessoas, conhecer outras culturas de uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar, sendo registrada sempre através de fotos e vídeos.

A bike causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, a surpresa e a curiosidade tornam a recepção dada ao cicloturista mais calorosa do que a de um viajante convencional.
“Quem viaja de carro aprecia a paisagem. Quem viaja de bicicleta faz parte dela.”

Já fez inúmeras cicloviagens na qual saiu pedalando de Curitiba, mas atualmente embarca em um ônibus ou em um avião e vai até uma determinada cidade onde inicia a aventura e após concluir retorna para casa da mesma forma, de ônibus ou de avião.

 

Em se tratando do transporte da bike, Fabio prefere embalá-la na viagem de ida em uma caixa de papelão de bicicleta nova do que no mala bike, mesmo deixando o volume grande, levando em consideração que a bike chegará ao destino em segurança, já no retorno vem no mala bike mesmo. Para despachar, no caso do avião é importante ficar atento ao número de bagagens e ao peso de cada uma delas.

Ao decidir suas viagens sempre realiza um pré-planejamento de quantos km irá pedalar, onde irá dormir, prevenindo-se com um “plano B”, no caso de acontecer algum imprevisto ou o dia render bem e assim ter a possibilidade de pedalar mais.

Segue algumas de suas aventuras:

EXPEDIÇÃO BOLÍVIA
Realizada em janeiro de 2015 com total de 800 km.

 
Convidado pelo cicloturista Aramis Junior a participar do qual seria o maior desafio já enfrentado, atravessar pedalando o Deserto do Atacama com temperaturas durante o dia de mais de 40 graus, onde não há nenhuma sombra e a noite o frio de menos 10 graus.
O efeito da altitude também dificultou a aventura, pedalar na faixa dos 4.000 mts, 4.500 mts chegando a 5.050 mts como ponto mais alto. Mas o pior dia foi quando saíram de San Pedro do Atacama, que está a 2.300  mts  e chegaram na fronteira com a Bolívia, em apenas 40 km nos 4.800 mts de altitude. Pedalaram até a cidade de Uyuni,  pegaram um ônibus com destino a La Paz e lá pedalaram na Estrada da Morte conhecendo o Lago Titicaca. 

 
Aqui, Fábio fez de Curitiba ao Chile em 4 etapas, sempre que tinha uma folga continuava a viagem da cidade que tinha parado.

PROJETO RUMO AO SUL
Curitiba a Florianópolis (1º etapa)
Realizada em Janeiro de 2012 com total de 500 km e 4 dias.
  
PROJETO RUMO AO SUL
Florianópolis a Torres (2º etapa)
Realizada em Outubro de 2012 com total de 380 km em 4 dias.

PROJETO RUMO AO SUL
Torres a Uruguai (3º etapa)
Realizada em Janeiro de 2013 com total de 800 km em 6 dias.
Neste percurso, realizou sozinho a travessia da Praia do Cassino, considerada pelo Guinness Book, a maior praia do mundo em extensão com 254 km de praia deserta.

PROJETO RUMO AO SUL
Chuí BR a Valparaiso CH (4º etapa)
Realizada de 29 de Dezembro 2013 e 19 de janeiro de 2014 com total 900 km.
Agora acompanhado da sua namorada Carine Gleice, esta etapa iniciou no Chui – BR onde pedalaram até Buenos Aires. De Buenos Aires Carine voltou para casa devido a compromissos profissionais e Fábio pegou um ônibus até a cidade de Mendonca, onde voltou a pedalar, agora sozinho, com o objetivo de atravessar pedalando a Cordilheira dos Andes até chegar em Valparaiso no Chile.

SERRAS DE SANTACATARINA
Realizada em Julho de 2013
Subida da Serra do Rio do Rastro e descida da Serra do Corvo Branco com total de 270 km em 3 dias.

CURITIBA A APARECIDA-SP
Realizada em Outubro de 2011 (via Rio – Santos) com total de 750 km em 4 dias.
Realizada em Outubro de 2009 (via BR 116) com total de 590 km em 3 dias.


VIAGENS INTERNACIONAIS – NOVA ZELÂNDIA
Novembro de 2002 a abril de 2003
Bung Jump Taupo, 47m, considerado o mais bonito do mundo.
Bung Jump Nevis, 137m, localizado em Queenstown.

VIAGENS INTERNACIONAIS – ITALIA 2007
Fevereiro a julho de 2007
Turismo nas cidades do norte da Itália.
Trekking de 2 dias na Montanha Cima 12, com 2.336 m.
Visita a Innsbruk na Áustria.
Visita a Munique.
Visita no castelo alemão, Castelo Neuschwanstein.

VIAGENS INTERNACIONAIS – ITALIA 2010
Julho a outubro de 2010
Trekking na Montanha Cima D’Asta, com 2.847m.
Visita à cidade de Arco, considerada a “Meca da Escalada Italiana”.
Oktoberfest na Alemanha.

Clique aqui para visualizar um álbum completo do Fabio.


Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855