Desafio de MTB no Rio Grande do Sul em Pelotas

Localizada no bioma Pampa, a Serra dos Tapes-RS corresponde à região montanhosa da metade sul do RS, ao sul do rio Camaquã. Também é conhecida como a região do “baixo Camaquã” e apresenta ondulações de relevo de até 430 metros de altitude.

Desafio de MTB no Rio Grande do Sul em Pelotas – Imagem divulgação

O clima e topografia serranos associados a uma natureza própria para a agricultura diversificada, propiciou a abertura de caminhos para o desenvolvimento do turismo de experiência rural nas colônias de Pelotas e Morro Redondo, onde o Cicloturismo rural vem sendo experimentado na região como uma promissora estratégia de desenvolvimento regional.

Por estas e outras razões, a empresa Pedal Curticeira, juntamente com o Sebrae-RS e os municípios de Pelotas e Morro Redondo, tem somado esforços na formatação do produto turístico e implantação da Via Ecológica Serra dos Tapes-RS. Lançado em maio deste ano, o projeto deverá consolidar a região no mapa nacional do Cicloturismo.

Entendemos que a geração de estratégias lúdicas de aproximação e interação positivas entre os públicos urbano e rural poderá ter ótimo efeito na geração de trocas de experiências, conhecimentos e enriquecimento cultural para ambos os públicos.

Desafio de MTB no Rio Grande do Sul em Pelotas – Imagem divulgação

Com o objetivo de promover o destino gaúcho, foi realizado no dia 10 de junho, a 2ª edição do evento Desafio Serra dos Tapes-RS, que atraiu mais de 100 ciclistas dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Bagé, Camaquã, Pinheiro Machado e São Sepé, dispostos a se desafiarem no pedal e conhecerem, mesmo que de forma breve, um pouco das inestimáveis riquezas que temos para oferecer e compartilhar com os visitantes.

Os percursos foram divididos nas categorias Iniciante, Cicloturismo, Esporte e Pró, e percorrendo 28, 52, 80 e 115 quilômetros, e 550, 1.300, 2.100 e 2.900 metros de altimetria acumulada, respectivamente. Como plano de fundo e palco da experiência, os campos do Pampa, seus morros entremeados por mata nativa e arroios, pomares, hortas, e sempre alguém em frente à casa tomando um mate e acenando em festa a passagem dos ciclistas.

O Desafio foi um sucesso de público (quase 100% a mais do que na 1ª edição, em 2017) e da metodologia experimentada na 1ª edição, e que vem sendo construída desde o início de 2017. Tal construção irá garantir ao público uma 3ª edição ainda mais completa, prevista para o dia 9/dezembro, que irá proporcionar maiores opções e estrutura para os participantes.

Agradecemos aos ciclistas presentes, instituições parceiras, e, de modo especial, aos empreendimentos parceiros da Via Ecológica, onde funcionaram os prontos de controle (PC) onde os ciclistas foram recebidos para carimbar seus passaportes e também fazer suas refeições. Os empreendimentos parceiros são a propriedade Negrinho do Pastoreio, Sítio Amoreza, Hotel Fiss, Café Paiol, Propriedade Agroflorestal Schiavon (PAS), Casa Gruppelli e Recanto Colonial, que se organizaram para a acolhida dos ciclistas, oferecendo além de água e frutas, muito carinho e dedicação aos visitantes. O projeto conta também com o apoio das prefeituras de Pelotas e de Morro Redondo, Sebrae e da loja JL Casarin, que ofereceu apoio durante todo o evento.

É muito motivador perceber a evolução de nossas ações e a crescente adesão do público, e isso fortalece ainda mais o empenho e desejo de que cada dia mais a bicicleta faça parte do nosso cotidiano, seja através do esporte, da mobilidade ou até mesmo através da alegria indissociável do ato de pedalar. Estamos todos de parabéns!

Por Leandro Karam

Gostou? Compartilhe!

Author picture