Em 2018, Brasil sedia o maior evento de ciclismo do mundo

O Rio de Janeiro foi escolhida para sediar o maior evento sobre ciclismo do mundo: o Velo-city. O congresso, que pela primeira vez será realizado na América do Sul, reúne ciclistas, estudiosos e empresários do mundo das bikes.

Se em 2018 o evento desembarca no Brasil, de fevereiro a março de 2016 o Velo-city aconteceu em Taipei, capital de Taiwan, e em 2017 acontece outra edição em Arnhem-Nijmegen, na Holanda.
Na capital taiwanesa, as bicicletas urbanas e de turismo tem sido uma cura para o transporte de pessoas nas vias, hoje congestionadas por outros veículos e estranguladas em vias antigas e apertadas. População e governo tem buscado nas bicicletas a solução da sua necessidade de ir e vir. Já as autoridades tem trabalhado para incrementar os espaços e condições para o ciclismo urbano, o que ajudou Taipei evoluir para melhor nos últimos anos no transporte.


O Velo-city no Brasil ainda não tem data confirmada, mas a previsão é de que aconteça em meados de 2018. A conferência é considerada o mais importante evento sobre mobilidade em bicicleta do planeta.
AS CIDADES MAIS AMIGÁVEIS DO MUNDO PARA O CICLISMO
O Rio não está entre as 20 primeiras do ranking da Copenhagenize, consultoria especializada em planejamento ciclistico que é referência no assunto. Já esteve, mas em 2015 não figura na lista nobre dos melhores lugares para pedalar.
1. Copenhague, Dinamarca
2. Amsterdã, Holanda
3. Utrecht, Holanda
4. Strasburgo, França
5. Eindhoven, Holanda
6. Malmö, Suécia
7. Nantes, França
8. Bordeaux, França
9. Antuérpia, Bélgica
10. Sevilha, Espanha
11. Barcelona, Espanha
12. Berlim, Alemanha
13. Ljubljana, Eslovênia
14. Buenos Aires, Argentina
15. Dublin, Irlanda
16. Viena, Áustria
17. Paris, França
18. Minneápolis, EUA
19. Hamburgo, Alemanha
20. Montreal, Canadá
AS SEDES DO VELO-CITY
Normalmente são escolhidas para receber o evento cidades consideradas amigáveis às bicicletas. Veja a lista:
2018 – RIO DE JANEIRO
2017 – Arnhem and Nijmegen, Holanda
2016 – Taipei, Taiwan
2015 – Nantes, França
2014 – Adelaide, Austrália
2013 – Viena, Áustria
2012 – Vancouver, Canadá
2011 – Sevilha, Espanha
2010 – Copenhague, Dinamarca
2009 – Bruxelas, Bélgica
2007 – Munique, Alemanha
2005 – Dublin, Irlanda
2003 – Paris, França
2001 – Edinburgo e Glasgow, Escócia
1999 – Graz, Áustria, e Maribor, Eslovênia
1997 – Barcelona, Espanha
1996 – Ferrara, Itaália
1995 – Basel, Suíça
1993 – Nottingham, Inglaterra
1992 – Montreal, Canada
1991 – Milão, Itália
1989 – Copenhague, Dinamarca
1987 – Groningen, Holanda
1984 – Londres, Inglaterra
1980 – Bremen, Alemanha
RIO AINDA TEM QUE SER ‘BIKE FRIENDLY’
Mesmo com todos os problemas de falta de educação no trânsito (generalizada, inclusive de ciclistas e pedestres), violência contra quem pedala, roubos e assaltos e ruas esburacadas e mal sinalizadas, aos poucos o Rio vai avançando para se tornar mais amigável às bicicletas.
No Dia Mundial Sem Carro, ontem, a cidade alcançou a marca respeitável de 400km de ciclovias, com a inauguração oficial dos 10,4 km de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo, na Zona Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em sete anos o Rio ganhou 250 km de vias para bicicletas: em 2008 a malha cicloviária era de só 150 km. Até 2016 a meta é atingir 450 km de extensão.

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