Homem ciclista tem maior propensão ao câncer de próstata?

Um estudo britânico divulgado em 2014 noticiou a maior incidência de câncer de próstata em homens ciclistas de 50 anos ou mais. O estudo foi fruto de um levantamento feito entre 2012 e 2013 e envolveu mais de 5 mil ciclistas. Mas a constatação do estudo pode ser relativizada, de acordo com especialistas em urologia.

De acordo com Luis Augusto Seabra Rios, urologista integrante da Sociedade Brasileira de Urologia, o ciclista pode ter traumas na próstata sim principalmente em ciclistas magros. Os traumas liberam um Antígeno Prostático Específico, o conhecido PSA, que fica na corrente sanguínea por dois ou três dias. prazo adequado para o antígeno voltar a níveis normais sem indicativos para a ocorrência do câncer.

O aumento do risco de câncer de próstata não é exclusivo à condição de ciclista do homem, já que idade e estilos de vida nada saudáveis são fatores mais representativos ao acometimento da saúde. Não há registros de que os estilos de vida e a idade dos homens britânicos do estudo tenha sido analisados.

“Exercícios físicos de rotina têm enorme importância na saúde das pessoas e devem sempre ser incentivados, já que diminuem a frequência de muitas doenças sistêmicas, como diabetes, dislipidemia, doenças cardíacas e também de muitos tipos de câncer”, garantiu o urologista ouvido pelo Lobi e que faz parte dos incentivadores do Novembro Azul no Brasil.

Lobi realiza pedal celebrando Novembro Azul

Nessa terça-feira (29 de novembro) o Lobi e amigos vão pedalar pelas ruas de Curitiba num evento para celebrar o Novembro Azul. O pedal vai reunir pessoas interessas na noite de lazer e saúde, mas também aquelas pessoas interessadas em chamar a atenção para a saúde masculina, tema central da campanha Novembro Azul em 2016. Originalmente, a campanha mundial aborda sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

O pedal do Lobi com os amigos começa as 20h na R. Eng. Niepce da Silva, 275 – Portão, em Curitiba. A previsão é de que dezenas de homens e mulheres estejam presentes no evento que percorrerá ruas da região central da capital paranaense, totalizando de 25 a 30 quilômetros a serem percorridos.


NOVEMBRO AZUL

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer.

A edição deste ano vai ampliar sua abordagem. Com o mote “De Novembro a Novembro Azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem”, a campanha vai orientar sobre o câncer de próstata e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde.

“Nossa campanha é pioneira no Brasil em alertar os homens sobre a importância de se prevenir do câncer de próstata. Com o Novembro Azul consolidado em todo o país, passamos este ano a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem. Queremos mobilizar a população masculina para que se torne protagonista da sua história e responsável por sua qualidade de vida em diferentes fases da vida”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

O Instituto Lado a Lado pela Vida apresentará uma pesquisa inédita sobre saúde integral do homem que terá dados sobre: frequência que procura o médico, motivo e especialidade; realização de exames preventivos, ocorrência de câncer de próstata na família ou entre amigos; alimentação, atividade física, uso de bebida alcoólica e cigarro; entre outros.

Durante o mês de novembro, serão feitas, em todo país, atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá ainda a distribuição de material informativo e prédios serão iluminados de azul, como Viaduto do Chá, em São Paulo, e Congresso Nacional, em Brasília. No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17/11, o Cristo Redentor será iluminado.

Nas redes sociais a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags: #NOVEMBROAZUL #DENOVEMBROANOVEMBROAZUL #MENOSPRECONCEITO #MAISVIDA.

Sobre o Novembro Azul

O Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou uma abordagem pioneira sobre a saúde do homem no Brasil, em 2008, quando criou a campanha Um Toque, Um Drible. Em 2011 nasceu a campanha Novembro Azul, que tem a missão de alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Em sua 5ª edição com abrangência nacional, a campanha continua crescendo em todo o país.

O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. Para isso, percorremos o país propagando a importância da prevenção, do autocuidado e da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças essa conscientização de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário