A programação inclui ainda sessão de bicifilmes (filmes feitos com a bicicleta) como a Mostra de Vídeos Bicicultura. A mostra é uma forma de estimular novas produções focadas na cultura da bicicleta; explica José Renato Bergo, articulador da mostra.
“O objetivo é divulgar o que vem sendo produzido e estimular “ciclorealizadores” a criarem novos e melhores projetos audiovisuais, de modo que alinhem suas expectativas para mais, num circulo virtuoso onde possamos observar o nosso jeito de pedalar e discutir como incentivar outras pessoas a sair por aí num rolê”, escreveu Bergo.
No dia 3, último dia do festival, acontece uma Ciclofesta de Rua. O evento acontece em parte da rua Sapucaí, que estará aberta exclusivamente para pedestres e ciclistas, que poderão aproveitar a feira de produtos, atividades de lazer, artÍsticas e esportivas, como partidas de Bike Polo. Para fechar o evento, às 21h o Bloco da Bicicletinha, o criativo bloco de carnaval sob duas rodas.
O BH BiciFest 2016 é realizado pela BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, Benfeitoria e Seatpost, com o apoio institucional do Centro Universitário UNA, Greco Design, Belotur, BHTrans e Prefeitura de Belo Horizonte. O festival conta com o patrocínio de Bike Anjo BH, do Nossa BH e Bicideia – Mercado Virtual e a parceria da UCB – União de Ciclistas do Brasil.