Horário de verão, hora de pedalar

Com a chegada do horário de verão é inevitável sentir aquela vontade de ficar na rua até mais tarde. E que tal levar a bicicleta junto? Com uma hora a mais de sol por dia as pedaladas podem seguir até mais tarde, inclusive depois do trabalho. A partir de agora os dias ficam também mais quentes e alguns cuidados podem tonar a pedalada mais agradável. O Lobi separou algumas dicas para quem usa a bike como meio de transporte e não larga mão dela nem mesmo no verão. 


Roupa adequada

Para quem vai ao trabalho de bicicleta e pedala distâncias um pouco mais longas o ideal é trocar de roupa quando chega ao emprego. No calor de Porto Alegre é impossível não suar e isso pode incomodar alguns colegas. Para sair pela rua pense em uma roupa leve, mas procure usar aquelas que protegem seu corpo o caso de quedas (ou conviva com os arranhões). Nos pés, procure usar um calçado firme, de preferência um tênis, que mantenha controle no pedal e não escorregue.

Protetor solar

Embora o vento o rosto amenize a sensação de calor, não se engane! O sol deixa marcas! Use protetor solar sem medo. Passe principalmente na região do rosto, colo e ombros, áreas que ficam mais expostas aos raios. Não esqueça também das pernas e joelhos, caso use bermudas. Não é nada legal colocar uma calça jeans com os joelhos queimados!

Banho

Se o seu local de trabalho oferece vestiário, aproveite! Use a estrutura para se refrescar e leve o que você precisa em uma mochila. Utilize frascos menores para colocar shampoo, sabonete, cremes e o que mais achar necessário. Leve sempre um saco plástico para guardar a toalha molhada, para evitar que ela molhe todo o resto.

Bagageiro ou cesto?

Se vocês precisa levar muita coisa para o trabalho, o peso da mochila nas costas pode atrapalhar um pouco. Nesses casos, use a estrutura da bike a seu favor e instale um cesto ou bagageiro. O cesto fica na parte da frente e, dependendo do peso, pode desestabilizar o guidão, principalmente em trechos de passagem mais estreita. Não leve mais de 5kg no cesto. Se a opção for pelo bagageiro não esqueça de comprar um elástico bem firme com ganchos para prender a bagagem. O peso no bagageiro deixa a bike um pouco mais pesada e os trechos de subida você pode ter que fazer mais força, mas a vantagem é que o peso deixa a bicicleta mais estável. Faça um teste e veja qual é o melhor para sua necessidade.

Água

Nunca esqueça de levar uma garrafa de água no trajeto. Aproveite os sinais fechados para se hidratar. Em dias muito secos, transpiramos menos e não percebemos com tanta facilidade a perda de água do nosso corpo. Para não sofrer, a água é a melhor pedida. Isotônicos também valem, mas cuidado com o sódio, ok?

Batendo o cartão

Depois do trabalho vença a preguiça e coloque a calça jeans na mochila. Se o trajeto for longo, volte às roupas leves. Pedalar longas distâncias com roupas inadequadas pode causar desconforto e impedir uma pedalada no dia seguinte. Na saída do trabalho convença os amigos ciclistas a uma volta a mais! Andar pela cidade, sem se preocupar com o tempo é o melhor remédio para recarregar as energias e se livrar dos problemas do dia a dia!

O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

A medida também é adotada em diversos países, como forma de usar energia de forma mais eficiente, especialmente nos países com geração termelétrica, ou de racionalizar o uso da infraestrutura energética. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado “Daylight Saving Time”, geralmente entre março e novembro.

Economia

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Para este ano, a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é que a medida possibilite uma economia de R$ 147,5 milhões, que representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.

Horário de embarque

Quem tem viagem marcada para este fim de semana deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

Hábitos de consumo

Além da redução do consumo de energia com o melhor aproveitamento da luz do dia, os brasileiros podem aproveitar para diminuir o gasto tomando alguns cuidados no dia a dia. Algumas dicas são conhecidas como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Uma cartilha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) traz outras orientações sobre o uso racional da energia. Por exemplo, a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A geladeira deve ser aberta o mínimo possível de vezes, retirando todos os itens de uma só vez.

Para lavar roupas, deve-se acumular o máximo de peças possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia sempre que é acionado.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário