A apenas 70km de Curitiba, Morretes reúne tudo o que se precisa para um fim de semana encantador: casarões coloniais, mata atlântica preservada e uma gastronomia típica de dar água na boca. Uma vez na cidade, é possível descobrir a natureza no Parque Estadual do Marumbi, a arquitetura de suas antigas igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora do Porto, e ainda degustar o prato típico da região, o barreado, feito de uma carne bovina cozida até quase desmanchar!
Para chegar à Morretes, legal é percorrer a estrada histórica da Graciosa. Além da BR 277 ligar a capital Curitiba até o litoral, um outro caminho muito utilizado é a Estrada da Graciosa, que começa na BR 116 em direção a São Paulo, e conta com 20km de extensão, intercalando asfalto e paralelepípedo. Uma paisagem incrível e com uma infraestrutura que oferece parques, churrasqueiras, quiosques e rios. Ao fundo SE tem vista do Pico do Marumbi que contempla a paisagem.
A estrada atravessa o trecho mais preservado da Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.
Depois de percorrer a Estrada da Graciosa e chegar a Morretes para aproveitar suas potencialidades de turismo, chega hora de voltar para Curitiba. E a dica é voltar de trem numa das 10 melhores viagens do tipo no mundo.
E vale a pena andar de trem no Paraná! O primeiro trem de luxo brasileiro opera no estado, o Great Brazil Express. No mundo, existem apenas outros dez trens do gênero, em países como a França, Estados Unidos, entre outros. Além do trem de luxo, o Paraná conta com a centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, com 110 quilômetros de extensão e que transpõe a Serra do Mar com uma paisagem exuberante e inesquecível da Mata Atlântica.
Gostou dessas dicas? E que tal então realizar esse passeio? O Lobi tem essa programação no dia 17 de dezembro.
Somente 48 pessoas poderão participar desse passeio cicloturístico com viagem de trem. Os interessados poderão adquirir os ticketes que também contemplam a viagem ferroviária até o dia 15 de dezembro, mas até o dia 10 de dezembro tem um valor bem legal.
Para adquirir, CLIQUE AQUI e adquira em até 10x no cartão de crédito.