O Cicloturismo Autoguiado no Paraná
Atualmente, praticar turismo de bicicleta tornou-se comum entre os ciclistas do mundo inteiro. Um exemplo disso, é o EuroVelo, uma rota que interliga países europeus contendo mais de 80 mil quilômetros cicláveis autoguiados. E você sabia que existe o Cicloturismo Autoguiado no Paraná?
Cicloturismo autônomo
Sobretudo, o cicloturismo autoguiado no Paraná é uma maneira independente de explorar destinos e conhecer novas culturas de maneira ativa e sustentável. Embora, ainda pouco difundido no Brasil, os caminhos autoguiados proporcionam ao ciclista a liberdade de explorar territórios no seu próprio ritmo e desta maneira, descobrir joias escondidas que você nunca teria visto em um turismo tradicional.
Rotas cicláveis sinalizadas
Portanto, com caminhos autoguiados, você pode escolher a rota, a distância, a duração, o tipo de hospedagem e a gastronomia que melhor se adapta às suas necessidades e condições. Quer esteja à procura de um passeio tranquilo ou de uma aventura mais desafiadora, rotas sinalizadas são excelentes alternativas para todos os tipos de ciclistas.
Turismo sustentável
Embora, seja um passeio de bicicleta, o Parque Vila Velha, foi o primeiro destino turístico relevante do estado a desenvolver o cicloturismo autoguiado no Paraná. Isso tudo, por conta da iniciativa privada, que além de faturar, investe no turismo sustentável. Afinal, a bicicleta não causa impactos nocivos à natureza e ainda ajuda na conservação para um ambiente mais saudável.
O Cicloturismo Autoguiado no Paraná
Então, com um percurso de 22 km, o ciclotur autoguiado no Parque Vila Velha, que fica a 90 km de distância da capital Curitiba, é um estímulo aos cicloturistas e visitantes que desejam conhecer os Arenitos, as Furnas, grandes poços com vegetação e lençol subterrâneo; a Lagoa Dourada, que ganhou esse nome devido o reflexo da luz do sol nas suas águas, além de outras paisagens que caracterizam o bioma. Desse modo, o Parque Estadual Vila Velha promove o desenvolvimento sustentável e o Cicloturismo Autoguiado no Paraná.
Assista ao vídeo e conheça os atrativos do Parque Estadual Vila Velha >>>
Cicloturismo é negócio:
Porém, é indispensável que o cicloturismo seja tratado de maneira profissional, afinal, se o destino quer um turista qualificado, o serviço também precisa ser. Por isso, é fundamental estruturar rotas e circuitos sinalizados e capacitados, assim como uma rede de apoio ao cicloturista e promover uma imersão na cultura local é somente parte das medidas para atrair esses turistas.
Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.