O Cicloturismo
Antes de tudo, o cicloturismo no Brasil está em plena ascensão, porém ainda enfrenta desafios de capacitação e profissionalismo. Assim, com a demanda crescente, surgiram diversas ofertas de serviços em viagens de bicicleta, como roteiros personalizados, aluguel de bicicletas, suporte logístico e experiências voltadas para os ciclistas. Entretanto, existem roteiros e circuitos autoguiados desenvolvidos para ciclistas autônomos. Mas afinal, o que faz uma empresa de Cicloturismo?
Desenvolvendo rotas de cicloturismo autoguiadas. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Embora, a maioria absoluta dessas empresas se dediquem a conduzir ciclistas ofertando serviços de rotas guiadas, transportando cicloturistas e suas bicicletas, da mesma forma, existem aquelas empresas que tratam o tema do ponto de vista das ciclo estruturas. Ou seja, o cicloturismo autoguiado, aquele que o(a) ciclo viajante pedala por conta própria. Essas rotas ou circuitos, são sinalizados, e os atrativos e receptivos são capacitados.
Rota de cicloturismo autoguiada. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Portanto, nos caminhos autoguiados, você pode escolher a rota, a distância, a duração, o tipo de hospedagem e a gastronomia que melhor se adapta às suas necessidades e condições. Quer esteja à procura de um passeio tranquilo ou de uma aventura mais desafiadora, rotas sinalizadas são excelentes alternativas para todos os tipos de ciclistas. Então, isso é parte do que faz uma empresa de cicloturismo.
Rota sinalizada para cicloturismo recreativo. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Por isso, quando se pensa em como desenvolver circuitos de cicloturismo é necessário primeiramente a elaboração de um projeto que envolvam profissionais nessa área. Nesse sentido, são indispensáveis elementos primordiais, tais como a participação de especialistas em ciclismo e em turismo. Então, é isso o que faz uma empresa de cicloturismo.
Assista ao vídeo >>
Porém, é indispensável que o cicloturismo seja tratado de maneira profissional, afinal, se o destino quer um turista qualificado, o serviço também precisa ser. Por isso, é fundamental estruturar rotas e circuitos autoguiados capacitados, assim como uma rede de apoio ao cicloturista, além de promover uma imersão na cultura local, são algumas das medidas para atrair esses viajantes.
Cicloturismo guiado. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Um exemplo disso, é o EuroVelo, uma rota que interliga países europeus contendo mais de 80 mil quilômetros cicláveis autoguiados. Essa rota, é a referência de cicloturismo no mundo e simboliza o que é Cicloturismo Autoguiado de sucesso. A final, a Europa fatura mais de 205 € Bi por ano com ciclistas e bicicletas. Ou seja, são profissionais, e isso explica muito sobre o que faz uma empresa de Cicloturismo na Europa.
Assista ao vídeo >>
Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.