O que é Cicloturismo Autoguiado
Sobretudo, o cicloturismo autoguiado é uma maneira independente de explorar o mundo e conhecer novas culturas de maneira ativa e sustentável. Embora, ainda pouco difundido no Brasil, os caminhos autoguiados proporcionam ao ciclista a liberdade de explorar territórios no seu próprio ritmo e desta maneira, descobrir joias escondidas que você nunca teria visto em um turismo tradicional.
Caminhos sinalizados
Portanto, com caminhos autoguiados, você pode escolher a rota, a distância, a duração, o tipo de hospedagem e a gastronomia que melhor se adapta às suas necessidades e condições. Quer esteja à procura de um passeio tranquilo ou de uma aventura mais desafiadora, rotas sinalizadas são excelentes alternativas para todos os tipos de ciclistas. Então, prepare-se para o passeio da sua vida!
Mas o que é Cicloturismo Autoguiado?
São rotas cicláveis que os ciclistas usufruem de uma boa ciclo estrutura de sinalização, proporcionando autonomia na experiência, parando onde quiser e por quanto tempo desejar.
Circuitos autoguiados
Além disso, o cicloturismo com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Assim, nesta modalidade a(o) cicloviajante leva consigo tudo o que precisa na bagagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes ou “bikepacking”.
Veja no vídeo o que é Cicloturismo Autoguiado >>
Cicloturismo autoguiado na Europa
Um exemplo disso, é o Eurovelo, uma rota que interliga países europeus contendo mais de 80 mil quilômetros cicláveis autoguiados. Essa rota, é a referência de cicloturismo sustentável e simboliza o que é Cicloturismo Autoguiado de sucesso.
Assista um exemplo no vídeo >>
Cicloturismo e renda
A princípio, a chegada de cicloturistas num local mobiliza meios de hospedagem locais como pousadas, hotéis, hotéis-fazenda, residências preparadas para servir hospitalidade, restaurantes bem característicos e de referência, artesanato, museus e casas de cultura, espetáculos, comércio, comunidades étnicas e pontos bem específicos da localidade. Então, é isso que o cicloturismo autoguiado pode gerar às comunidades.
Destinos Cicloturísticos
Porém, é indispensável que o cicloturismo seja tratado de maneira profissional, afinal, se o destino quer um turista qualificado, o serviço também precisa ser. Por isso, é fundamental estruturar rotas e circuitos sinalizados e capacitados, assim como uma rede de apoio ao cicloturista e promover uma imersão na cultura local é somente parte das medidas para atrair esses viajantes.
Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.