O Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro

Definitivamente, no dia 22 de setembro, celebramos o Dia Mundial Sem Carro, uma ação que visa promover cidades mais humanas e uma mobilidade urbana ativa e sustentável. Assim, muitas cidades no Brasil e no mundo realizam eventos relacionados a esse dia para discutirmos a convivência harmoniosa entre diferentes meios de transporte, assim como, é nosso dever cobrar da gestão pública a humanização dos espaços urbanos. Além disso, a data acontece no equinócio, marcando a chegada da primavera no Hemisfério sul.

Ciclista pedala na ciclofaixa no Dia Mundial Sem Carro.
Ciclomobilidade na Av. 7 de setembro em Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Deixe o seu carro em casa

A princípio, criado em 1997 na França, o Dia Mundial Sem Carro incentiva as pessoas a refletirem sobre o uso excessivo de carros e deixarem seus veículos em casa por pelo menos um dia. Desta maneira, são encorajadas a escolher opções alternativas de locomoção, como caminhar, andar de bicicleta, patinar ou usar o transporte público, quando possível.

Um ótimo dia para um passeio de bicicleta no Parque Barigui em Curitiba.
Passeio de bicicleta no Parque Barigui em Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Mobilidade Ativa no Mundo

No entanto, a partir de 2000, essa data foi adotada por diversas cidades ao redor do mundo, gerando críticas sociais ao modelo de consumo do espaço urbano e à dependência excessiva de veículos à combustão. Consequentemente, essa iniciativa visa cidades mais humanizadas, menos caóticas e poluídas, incentivando as pessoas a se movimentarem de maneira ativa.

Assista ao vídeo:

O Dia Mundial Sem Carro

Porém, neste dia especial, é importante pensarmos em ações que possam ser tomadas para tornar as cidades mais favoráveis à mobilidade urbana sustentável. Ou seja, isso inclui desde melhorias nas ciclo estruturas até campanhas de conscientização sobre os benefícios do uso da bicicleta e como utilizarmos corretamente nas vias. Afinal, a bicicleta é um veículo que deve ser conduzido com responsabilidade.

Ciclista pedala em deslocamento na capital dos paranaenses e no Dia Mundial Sem Carro
Mobilidade ativa nas ciclovias de Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Uma sociedade mais consciente

Por isso, reconceituarmos as ruas tornou-se uma atitude necessária e urgente. Portanto, devemos optar por meios de transporte ativo visando melhorar a nossa saúde pessoal e coletiva, assim também contribuiremos para a melhoria das cidades e para a construção de uma sociedade mais saudável, consciente e sustentável.

Ivan Mendes CEO Lobi Ciclotur demarcando território para bicicletas em rodovia do Paraná.
Ivan Mendes marcando territórios para ciclistas no Paraná. Foto: Graziela Vieceli © Lobi Ciclotur

Acessibilidade e o direito de ir e vir

Então, participar do Dia Mundial Sem Carro não é apenas uma escolha individual, mas uma luta diária contra a apatia e a imobilidade de pensamento. Desta forma, as celebrações desse dia, ressaltam a importância de mudanças nas relações desiguais nas cidades e a necessidade de repensarmos a acessibilidade, o direito de ir e vir, a humanização dos espaços urbanos e sua gestão. Sobretudo, é um esforço para tornar as cidades mais harmônicas e agradáveis, pelo menos por um dia.

O Dia Mundial Sem Carro e o desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil com sinalização personalizada © Lobi Ciclotur
Rota de cicloturismo no Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

O Dia Mundial Sem Carro

Então, está disposto a nos ajudar a mudar essa realidade? Afinal, a mudança começa com você. Igualmente, nós do Lobi Ciclotur estamos juntos nessa empreitada desenvolvendo projetos para ciclo estruturas e promovendo políticas públicas de ciclomobilidade e cicloturismo junto às entidades e governanças. Definitivamente, é uma causa justa que certamente vale a pena!

Por © Lobi Ciclotur

 

 

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.