O futuro do Turismo no Paraná

O futuro do Turismo no Paraná começa hoje!

Em síntese, o dia de amanhã não é o que garantirá o futuro do Turismo no Paraná. Na verdade, acreditamos, que seja o hoje que o fará.
Desafortunadamente, temos observado uma certa apatia esperançosa, aliás, por parte das pessoas e seus empreendimentos no Estado, com raras e bem-vindas excessões. É provável que considerem que seja necessário esperar o final da pandemia para agir estrategicamente. Ledo engano.

Isolamento obrigatório não significa braços cruzados

Enquanto o isolamento social obrigatório é, de fato, a forma mais eficaz de fazer frente ao inimigo invisível, muito há por ser realizado com base em profissionalismo, capacitação e boa vontade.

A economia do acesso e a economia criativa são dois campos do conhecimento que podem impactar no hoje, apenas para exemplificar. Afinal, o conhecimento precisa gerar liberdade. E a liberdade se fortalece em rede.

Excelente iniciativa

É o que, em partes, comprova o estudo muito bem elaborado pelo Observatório de Turismo do Paraná – OBSTUR/PR, em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT. Os especialistas realizaram uma criteriosa pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no trade turístico brasileiro. Aliás, no tocante ao Paraná, os dados apontam que o comportamento de esperar acontecer responde por parte do cenário atual. Sobretudo, a pesquisa sugere que se deva agir rapidamente pelo futuro do Turismo no Paraná.

Não fiquemos olhando a banda passar

Na área de atuação, 64,2% das empresas entrevistadas são aquelas diretamente ligadas à hospedagem, alimentação e emissivo, no varejo e no atacado (Agências/Operadoras). A parcela de empresas que captam turistas para o Paraná é ínfima, proporcional àquelas que fomentam o Turismo. Uma lástima. Há que atrair ingressos de receitas para o estado, e isso não se faz vendo a banda passar.

Destas, 60% se enquadram entre micro, pequenas e médias empresas. O interessante é que quando se verifica o tempo de empresa no mercado, 64,8% atuam numa escala que vai desde 7 anos até mais de 20. Ou seja, estamos falando de uma grande parte de empresas consolidadas, não de amadores ou novos players. Aliás, isso também chamou muito a atenção: há uma mínima presença de novas empresas no cenário turístico do Paraná. Porque será?

Planejamento? Marketing? O que falta?

O que vem a seguir, porém, é alarmante: 24,7% das empresas pesquisadas reduziram seus preços, enquanto outras 37%, por sua vez, não tomaram nenhuma decisão. Pasme.
Onde está o planejamento, nos perguntamos? Que estratégias de marketing ou design de serviços poderiam indicar soluções a curto/médio prazo? Afinal, este momento vai passar e será que, somente aí, as empresas turísticas vão começar a se mexer?

Quando se pergunta sobre o percentual de impacto gerado no faturamento, de janeiro a maio, quase a totalidade das empresas pesquisadas disseram ter sido afetadas entre 75% e 100%. Isso, sem falar naquelas que encerraram as atividades.

E falando em futuro do Turismo no Paraná, perguntadas sobre quando estimam que conseguirão retornar ao nível de faturamento pré-COVID-19, quase 60% das empresas da pesquisa estimam que somente em 2021 isso seria possível! E, 70% delas, finalisticamente, indicaram que conseguem sobreviver com o capital de giro atual entre 1 a 4 meses. Ou seja…

Mudar o paradigma dói, mas a gente sobrevive

Será que não é hora de sair do mindset dominante e industrialista e partir para uma proposta de turismo de experiências de verdade? Será que ainda não é hora das cidades paranaenses elegerem o Cicloturismo, o Turismo de Aventura e Natureza como atividades de lazer ativo prioritários?

Não é o momento destas cidades buscarem capacitar-se para atividades que geram receitas de forma sustentável? E, será que não está na hora de sermos humildes e aprendermos com o que estamos vivendo, passando a adotar uma intensificada promoção da cultura, das paisagens naturais e das comunidades?

Portanto, fica a reflexão. É tempo. É hora. O futuro do turismo no Paraná não pode ser deixado para depois.

Aos amigos e colegas de profissão, Profa. Juliana Medaglia e Prof. Carlos Eduardo Silveira, sobretudo aos demais especialistas que realizaram a pesquisa, nosso respeito, cumprimento e agradecimento.

Fonte: Observatório do Turismo do Paraná
Pesquisa: Sondagem empresarial dos Impactos da COVID-19 no setor de Turismo no Paraná.
Nível de Confiança da Pesquisa: 95%

Link dos Resultados da Pesquisa:

  • Texto: Therbio Felipe – Produção: Ivan Mendes
    Lobi Ciclotur

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