A retomada da economia com o turismo de aventura

Eles mudam. E porque nós não mudamos também?

Constatações nos fazem crer que a sustentável retomada da economia com o turismo de aventura será a tônica dos próximos meses.

Cicloturismo no Paraná – Cachoeira do Alemão – Foto Ivan Mendes Lobi Ciclotur

Alguns países como França e Itália, duramente atingidos pela Covid-19, já estão dinamizando ações para promover às práticas de lazer ativo em ambiente natural. Tudo isso, na contra-mão do turismo de massa, apregoado pelas grandes agências e operadoras do Brasil há décadas, fãs do modelo “pacote”.

Novo modelo de negócio

A retomada da economia com o turismo de aventura indicam, a princípio, um novo modelo de negócio. Ele deverá, por força das circunstâncias, ser adotado pelos destinos turísticos que detém lugares de contemplação em espaços livres, traçados rurais, espelhos d’água, mananciais, enfim, paisagens para ver e estar.

Mata Atlântica no Legado das Águas – Foto: Andrei Pires

Quando citamos lazer ativo queremos destacar as atividades em natureza que unem esporte e estilo de vida à experiências.
Tais atividades, normalmente, são exercidas individualmente ou em pequenos grupos, ainda que sem a necessidade de contato físico ou proximidade.

Consumidores conscientes

Os empreendimentos e cidades que não perceberem que a retomada da economia com o turismo de aventura são a nova realidade saudável e sustentável, seguirão no decante modelo de turismo que não atrai o novo perfil de consumidores: o consciente.

Mata Atlântica no Legado das Águas – Foto: Andrei Pires

Cremos que atividades como o cicloturismo, caminhadas, canoagem, montanhismo, enfim, serão as que mais irão crescer em número de usuários e new players, principalmente aqueles que vivem em grandes centros urbanos.

Capacitação para o novo momento

Porém, para dar resultados perenes, empreendimentos e cidades deverão realizar investimentos em capacitação e qualificação de pessoas, ação fundamental para que o impacto das novas demandas gere sustentabilidade.

Mata Atlântica no Legado das Águas – Foto: Andrei Pires

É o novo momento do Turismo no mundo. Somente quem estiver preparado para ele conseguirá seguir em frente.

  • Agradecimento ao Legado das Águas e ao amigo e fotógrafo Andrei Pires pelas belas imagens.
    Produção do tema: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur  Texto: Therbio Felipe

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

4 Responses

Deixe um comentário

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855